Porto Velho (RO) segunda-feira, 16 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Lazinho da Fetagro defende regulamentação específica e única para abertura de agroindústrias



Na sessão ordinária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (10), o deputado Lazinho da Fetagro (PT) destacou um problema que ele afirmou ser enfrentado pelas agroindústrias de Rondônia. O parlamentar informou que visitou algumas áreas que estão em processo de liberação de registros, autorizações, certidões, licenças e demais exigências para a abertura.

“O que eu pude constatar foi a disparidade, por parte dos órgãos públicos, com relação à fiscalização para a liberação. Independente da pasta seja Idaron, Emater, Seagri ou Sedam, cada fiscal tem sua própria regulamentação para cobrar as exigências e isso precisa acabar”, declarou o deputado.

Para Lazinho, o Estado precisa criar uma legislação única voltada a criação das agroindústrias em Rondônia. O deputado afirmou que já conversou sobre o assunto com diretores de alguns órgãos e apresentou a eles a necessidade do Estado criar uma lei própria, que regulamenta a abertura de agroindústrias, independente do setor de produção.

“Os agricultores, as associações e as próprias famílias sofrem, porque cada secretaria tem uma forma de cobrar e fazer suas exigências, justamente, porque não existe essa lei específica. Não dá mais para os agricultores ficarem a mercê dessas fiscalizações”, concluiu o deputado.

Lazinho também alertou os demais deputados sobre a necessidade de a Assembleia rediscutir a Lei Estadual referente a cobrança de taxas em cima das pequenas indústrias.

“Nós dormimos no ponto e aprovamos uma aberração. Porém, na próxima semana nos reuniremos com a maioria dessas agroindústrias e a assessoria e corpo técnico da Idaron, em Ji-Paraná, para rediscutirmos esse assunto”, informou Lazinho.


Regularização Fundiária

Lazinho da Fetagro definiu a Lei nº 13.645 de “aberração a todo sistema de regularização fundiária pensado para Rondônia e o Brasil”. Segundo o deputado, a lei apresenta erros e mentiras que estariam sendo sustentados, inclusive, por políticos de Rondônia.

“É promessa de que em dois anos estará tudo resolvido, que não será mais preciso pagar por títulos, que agora está fácil e tranquilo para a regularização. Mais uma mentira pregada, assim como as que são pregadas com relação a quem ocupa áreas com restrição ambiental”, declarou Lazinho.

O parlamentar afirmou, ainda, que zoneamento também não resolve o problema. Segundo ele, quem resolve é o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

“Nós estamos em um impasse por omissão do Estado, que não deu conta de resolver o problema e deixou acontecer. Agora tem que assumir para si a culpa e não enganar a população”, concluiu Lazinho.

Fonte: Juliana Martins

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Em lançamento de sua pré-candidatura, em Sobral, Eduardo Girão disse que quer o povo cearense voltando a ter confiança no governo

Em lançamento de sua pré-candidatura, em Sobral, Eduardo Girão disse que quer o povo cearense voltando a ter confiança no governo

Faltando pouco mais de sete meses para as eleições majoritárias, Eduardo Girão mandou um recado no evento de pré-lançamento do seu nome pelo Partido

Agricultura fortalecida: deputada federal Cristiane Lopes viabiliza entrega de implementos e impulsiona produção rural em Jaru

Agricultura fortalecida: deputada federal Cristiane Lopes viabiliza entrega de implementos e impulsiona produção rural em Jaru

A agricultura familiar de Jaru (RO) ganhou um importante reforço com a entrega de implementos agrícolas viabilizados com o apoio da deputada federal

Ministro do STJ recebe título honorífico da Assembleia Legislativa de Rondônia

Ministro do STJ recebe título honorífico da Assembleia Legislativa de Rondônia

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Benedito Gonçalves, recebeu o Título Honorífico de Cidadão do Estado de Rondônia, durante soleni

Eleições 2026: Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal

Eleições 2026: Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal

Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal pelo PT-Rondônia. De acordo com informações extraoficiais, o nome de Cujui está sendo cogitado para p

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de março de 2026 | Porto Velho (RO)