Porto Velho (RO) sexta-feira, 20 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Mantido veto sobre lei do ICMS e aprovados projetos de parlamentares



Houve acordo entre os setores da indústria e do comércio com o Executivo estadual sobre a manutenção do texto original

Com parecer favorável do deputado Adelino Follador (DEM), a Assembleia Legislativa, em votação durante sessão plenária, manteve veto parcial do Executivo à proposição que acrescenta, altera e revoga dispositivos à Lei nº 688, de 27 de dezembro de 1996, que Instituiu o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação-ICMS.

Durante os debates, o vice-líder do Governo, deputado Cleiton Roque (PSB), explicou que houve acordo entre os setores da indústria e do comércio com o Executivo estadual sobre a manutenção do texto original da norma vigente.

Entre as justificativas apresentadas pelo governador Confúcio Moura (PMDB) para vetar a proposição legislativa, ele destacou que as alterações propostas obstinavam conceder segurança jurídica aos contribuintes e à administração tributária, não havia, pois, a presença de dispositivo criando obrigações ou dispensando tributos, uma vez que o objetivo único era adaptar e facilitar a aplicação da norma.

Em que pese à aprovação pela respeitável Casa das Leis, o mencionado texto normativo sofreu significativas emendas, as quais, fatalmente, inviabilizaram os objetivos almejados inicialmente. “As implicações decorrentes de eventual sanção do autógrafo de Lei devem ser ponderadas para proteger a legalidade do processo legislativo, a utilidade do ordenamento jurídico e o interesse público”.

O relator Adelino Follador levou em consideração a aplicabilidade de Lei 688, de 27 de dezembro de 1996, em decorrência das mudanças e do posicionamento dos setores da indústria e do comércio. Apresentou parecer favorável e, durante a votação, obteve 15 votos para a manutenção do veto parcial concedido pelo chefe do Poder Executivo.

Outros projetos

Os deputados apreciaram e aprovaram os projetos de lei que dispõe sobre a alteração de cargos comissionados e funções gratificadas do quadro administrativo do Ministério Público do Estado de Rondônia e dá outras providências.

Também foi apreciado, de autoria do Poder Executivo, dispositivo que altera a lei nº 3.402, de 30 de junho de 2014, que autoriza o Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) a proceder à contratação de pessoal para a execução de atividades de manutenção, conservação e operacionalização aeroportuária por tempo determinado, para atender necessidade temporária de excepcional interesse público;

Foi votada também a alteração nos dispositivos da Lei nº 1.473, de 13 de maio de 2005, que concede crédito presumido nas operações de saída interestadual de mercadoria importada do exterior e o que altera dispositivo da Lei nº 1.978, de 11 de novembro de 2008.

De autoria de parlamentares, foi aprovado o que institui a semana estadual da saúde do trabalhador na agricultura familiar (Rosângela Donadon – PMDB); institui a região metropolitana de Porto Velho, e dá outras providências (Aélcio da TV – PP); disciplina sobre o sistema de inclusão e exclusão dos nomes de consumidores nos cadastros de proteção ao crédito (Dr. Neidson – PTdoB); dispõe sobre a isenção do pagamento de licenciamento ambiental para prefeituras municipais, órgãos públicos do Estado e autarquias (Laerte Gomes – PEN).

Fonte: Carlos Neves

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (17), o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108, que pro

Delegado Camargo destaca a entrega de 38 veículos para APAEs de Rondônia

Delegado Camargo destaca a entrega de 38 veículos para APAEs de Rondônia

Em entrevista recente, o deputado estadual Delegado Camargo (Republicanos) relembrou uma das principais ações do início de seu mandato: a destinação

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

O deputado estadual Delegado Lucas (PL) apresentou, nesta semana, uma indicação ao governo de Rondônia solicitando a avaliação da possibilidade de r

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho, será a sede para o 1º Pacto do Legislativo do Estado de Rondônia, oferecido pela União de Câ

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)