Porto Velho (RO) sexta-feira, 20 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Marcos Rogério vistoria obras Federais


 Marcos Rogério vistoria obras Federais - Gente de Opinião

O deputado Federal Marcos Rogério (PDT), após visita e vistoria as obras do Governo Federal na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) – Campus de Ji-Paraná firmou compromisso com o diretor e técnicos da Instituição de ensino, em fazer gestão junto ao Ministério da Educação (MEC) para captar recursos para construção de mais um bloco de três pisos com 30 salas e laboratórios para implantação de novos cursos, conforme previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de 2014 a 2018.

Os recursos aplicados somam quase R$ 10 milhões com reformas, construções e adequações na estrutura física do prédio, sejam no restaurante universitário, no pavilhão do setor administrativo e na biblioteca, o prédio do Curso de Estatística e Educação Intercultural, as passarelas e urbanização do Campus e o no portal.

“Estamos aqui visitando e ao mesmo tempo vistoriando as obras do Governo Federal, uma estrutura que vai servir para abrigar os estudantes e os profissionais da Unir. As demandas por aqui, são muitas. E precisamos desse suporte. Hoje à obras em execução e a executar. Nosso grande desafio e prover meios para o bom funcionamento do Campus” ressaltou Marcos Rogério, deputado federal.

O parlamentar disse que é preciso avançar na construção de pelo menos dois pavilhões. “Esse foi o pedido que me fizeram, farei gestão, já para o próximo ano para que tenhamos a ampliação dessa unidade com a construção de dois pavilhões. O que nos da autonomia na implantação de novos cursos”, comentou.

Para o diretor do Campus da Unir, Ariveltom Cosme os recursos aplicados na Unir, foram empenhados em 2014, e promovem melhorias em toda estrutura. “Queremos melhorar ainda mais nosso espaço físico. Para que possamos até 2018, implantarmos novos cursos, para isso é preciso novos blocos. Alguns cursos já estão definidos e outros ainda não. Todos estão previstos no PDI. Para isso precisamos de espaço físico para receber esses cursos.

Nova Universidade

Na vistoria as obras do Campus da Unir, o deputado Federal Marcos Rogério defendeu a implantação de uma nova Universidade Federal, por se tratar de um projeto, que vai atender, não somente as demandas de Ji-Paraná, mas de toda a região Central do Estado. “Isso não significa que a gente abre da nossa nova universidade, o nosso maior objetivo continua sendo a nova Universidade Federal, agora, enquanto isso não acontece precisamos trabalhar para trazer novos investimentos, e com isso melhorar as condições dos cursos atuais e ampliar a oferta de novos cursos”, detalhou Marcos.

O estudo de viabilidade foi encaminhado ao Ministério da Educação (MEC). Entendendo, que a expansão do Sistema de Ensino Superior já iniciou com a interiorização, sendo ampliado através do Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Entre os fatores que validam a criação de uma Nova Universidade, incluem a extensão geográfica e o número de habitantes. “Um dos critérios para a inclusão de uma nova universidade, é nossa participação no G 100 - Grupo de municípios com 80 mil habitantes com renda per capita por habitante, menor que R$ 1 mil e a inclusão no Território da Cidadania, e nós cumprimos esses critérios”, explicou Marcos

Fonte: Wilson Neves
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (17), o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108, que pro

Delegado Camargo destaca a entrega de 38 veículos para APAEs de Rondônia

Delegado Camargo destaca a entrega de 38 veículos para APAEs de Rondônia

Em entrevista recente, o deputado estadual Delegado Camargo (Republicanos) relembrou uma das principais ações do início de seu mandato: a destinação

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

O deputado estadual Delegado Lucas (PL) apresentou, nesta semana, uma indicação ao governo de Rondônia solicitando a avaliação da possibilidade de r

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho, será a sede para o 1º Pacto do Legislativo do Estado de Rondônia, oferecido pela União de Câ

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)