Quinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Mariana Carvalho quer divulgação do Estatuto do Idoso nas escolas



O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa transcorrido nesta segunda – feira, 15, foi lembrado na Câmara Municipal de Porto Velho pela vereadora Mariana Carvalho (PSDB).

A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unias (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O objetivo é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a idéia de não aceitá-la como normal.

Durante o seu discurso em alusão ao Dia de Conscientização da Violência conta Pessoa Idosa, Mariana Carvalho sugeriu que a Prefeitura de Porto Velho por meio das secretarias municipais de Educação e de Assistência Social realize uma ampla campanha para divulgar o Estatuto do Idoso.

“Em termos mundiais, o Brasil tem essa lei bastante avançada, mas na prática ainda precisamos ter mais eficácia”, disse a parlamentar, ressaltando que os nossos idosos formalmente têm seus direitos garantidos, mas falta serem materializados de forma mais efetiva. A tucana lembrou que a legislação é nova porque foi promulgada em 2003, e portanto, precisa ser melhor  divulgada  para a população conhecer com mais precisão.

Na ótica da segunda secretária da Mesa Diretora, assim como a criança e o adolescente devem ter um atendimento especial, os idosos também são prioridades perante os demais cidadãos. “A própria família, às vezes deixa o idoso em situação de risco, mas nem sempre é porque quer, e sim por falta de informação e orientação”, analisou .

Com base nessa realidade, ela defendeu que os estudantes da rede pública municipal devem conhecer o Estatuto do Idoso. “Não devemos restringir essa questão a elaboração de leis e políticas públicas”, observou a peessedebista, defendendo que as crianças devem crescer sabendo da necessidade de se respeitar os idosos. “Os jovens de hoje, são os idosos de amanhã, então temos que refletir sobre o respeito para quem tem idade mais avançada”, concluiu Mariana Carvalho.

Fonte: João Albuquerque

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Constituição e Justiça discute obrigatoriedade da vacina contra Covid-19

Comissão de Constituição e Justiça discute obrigatoriedade da vacina contra Covid-19

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (30).

Obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam para 44%

Obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam para 44%

As obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim seguem avançadas. No último relatório emitido pela Escritório das Nações Unidas para Serviços de Proj

Alero forma comissão para concurso público

Alero forma comissão para concurso público

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) instituiu na última segunda-feira (29) a comissão preparatória do II Concurso Público da Casa de Leis.

Cristiane Lopes anuncia 180 milhões para iniciar a pavimentação da BR-319

Cristiane Lopes anuncia 180 milhões para iniciar a pavimentação da BR-319

A deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319 traz ótimas notícias sobre os progressos na reconstrução d

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)