Porto Velho (RO) quarta-feira, 18 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Moreira Mendes questiona campanha do governo sobre armas de fogo



O deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO) considera equivocada a campanha que o governo federal está realizando para incentivar a devolução de armas em todo o País. Essa atitude – diz o deputado – vai contra a vontade da maioria da população brasileira, que se manifestou contrariamente à proibição do uso de armas quando da realização do referendo do desarmamento. Além disso, a campanha também atenta contra a decisão do Congresso Nacional, que aprovou uma lei específica (Lei 11.706/2008) para promover o recadastramento nacional de armas.

“É um absurdo o que o governo vem fazendo com relação a essa campanha milionária no país todo. Ao invés de, na campanha publicitária, incentivar o recadastramento - que é o grande objetivo da Lei 11.706, o governo vai na contramão do que o referendo já deixou claro e vem falar em devolução de armas”, protestou o parlamentar. Ele lembra que o cidadão brasileiro tem o direito de possuir uma arma para legítima defesa, desde que a mesma esteja devidamente registrada na Polícia Federal. E foi com a finalidade de facilitar o registro - e conseqüentemente a legalização das armas - que os congressistas aprovaram a lei do recadastramento, acrescentou.

A Lei 11.706/2008 alterou apenas regras administrativas, dentre elas, a prorrogação, até 31 de dezembro de 2008, do prazo para realizar, regularizar registro (posse ou porte) ou entregar armas. “Eu tenho difundido essa lei por todo o estado de Rondônia, chamando o cidadão - sobretudo o produtor rural – para recadastrar sua arma, e nem sequer o site da Polícia Federal está apto a fazer esse recadastramento”, disse Moreira.

Ainda segundo o deputado, “esse é mais um desatino que o governo federal comete com os brasileiros” na polêmica sobre o uso de armas de fogo. “Parece que cada vez mais o governo quer permitir que as quadrilhas possam ficar armadas, e o cidadão - já tão desassistido de segurança pública - não tenha o direito sequer de ter sua arma em casa regularizada”, criticou. 

Questionamentos

Moreira Mendes antecipou que assim que passar o período eleitoral irá requerer do ministro da Justiça, Tarso Genro, informações sobre o andamento do recadastramento de armas, e também questioná-lo sobre a campanha publicitária do governo que tenta induzir a população a entregar suas armas.

Fonte: Claudivan Santiago 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 18 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

O deputado estadual Delegado Lucas (PL) apresentou, nesta semana, uma indicação ao governo de Rondônia solicitando a avaliação da possibilidade de r

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho, será a sede para o 1º Pacto do Legislativo do Estado de Rondônia, oferecido pela União de Câ

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) protagonizou um momento marcado por emoção, conquistas e novos começos durante a cerimônia de c

Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis

Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo de Rondônia solicitando, com urgência, o reforço no quadro de servido

Gente de Opinião Quarta-feira, 18 de março de 2026 | Porto Velho (RO)