Sexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

MPT intensifica combate à corrupção e promove seminário internacional sobre trabalho



O Ministério Público do Trabalho está desenvolvendo a pesquisa "A atuação do MPT ante suposto de exploração de trabalhadores brasileiros no exterior: Portugal e Espanha". O estudo, promovido pelo MPT com a colaboração de importantes instituições – como a Polícia Federal – dará subsídios para o desenvolvimento de políticas e ações pelo Ministério Público do Trabalho – voltadas à garantia de direitos fundamentais dos trabalhadores brasileiros dentro e fora do país – e também para a atuação da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

A investigação começou ano passado e deverá ser concluída no próximo mês de setembro. Ela traz informações relevantes sobre as condições de trabalho a que são submetidos os trabalhadores brasileiros no exterior, principalmente na Europa e em países como Espanha e Portugal. Em 2007 e no ano passado, por exemplo, emigrantes brasileiros sofreram fortes retaliações nesses países; foi o caso, por exemplo, de odontólogos que saíram do Brasil e foram duramente hostilizados em Portugal.

A pesquisa é um dos principais temas do Seminário Internacional "Direitos Fundamentais, Trabalho e Imigração", que começa às 19h da próxima quarta-feira (22), na Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), em Brasília.

SEMINÁRIO INTERNACIONAL – Além dos procuradores do Trabalho que desenvolvem a pesquisa "A atuação do MPT ante suposto de exploração de trabalhadores brasileiros no exterior: Portugal e Espanha", renomados catedráticos nacionais e estrangeiros participarão do Seminário Internacional "Direitos Fundamentais, Trabalho e Imigração".
 
Um deles – colaborador do MPT no estudo – é o professor de Direito Constitucional da Universidade de Sevilla (Espanha), Francisco Javier Pérez Royo, considerado um dos maiores constitucionalistas da Europa.

AÇÕES ESTRATÉGICAS – Na manhã desta quarta-feira, no Auditório Ministro Pereira Lira do Tribunal de Contas da União (TCU), o Ministério Público do Trabalho apresentou as diretrizes e metas da instituição, até 2022, durante lançamento oficial do Planejamento Estratégico do MPT. O Ministério Público do Trabalho é o primeiro ramo do Ministério Público da União (MPU) a elaborar um planejamento dessa natureza e dimensão.

O plano de gestão segue as diretrizes do projeto denominado “Ministério Público Brasileiro Contemporâneo”, idealizado pelos conselhos nacionais do Ministério Público e de Procuradores-Gerais. Ele representa uma agenda institucional e prevê metas que deverão ser atingidas até 2022. Tais diretrizes vão orientar a formulação de medidas administrativas internas e de políticas públicas que serão desenvolvidas pelo Ministério Público do Trabalho no decorrer de 15 anos.

O Planejamento Estratégico é focado na modernização administrativa, no incentivo à atuação pró-ativa das unidades da instituição, no aprimoramento do banco (único) de dados e informações (por meio do "MPT Digital"), na ampliação dos mecanismos de interação com a sociedade e na efetivação de políticas públicas estratégicas.

“A decisão por discutirmos, elaborarmos e implementarmos um plano como esse tem o objetivo maior de fortalecermos a instituição e de sermos reconhecidos socialmente como um órgão imprescindível na defesa dos direitos dos trabalhadores”, explica o procurador-geral do Ministério Público do Trabalho, Otavio Brito. O planejamento busca, ainda, o alcance da excelência na prestação de serviços à sociedade como também da modernização e do aprimoramento dos processos de trabalho em todas as unidades do Ministério Público do Trabalho no país.

Entre as principais metas previstas no Planejamento Estratégico do MPT, podemos destacar:

INTENSIFICAÇÃO DAS AÇÕES DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO E DEGRADANTE, principalmente no Setor Sucroalcooleiro ("plantações/usinas de cana-de–açúcar");

ELIMINAÇÃO DE FRAUDES TRABALHISTAS;

COMBATE À EXPLORAÇÃO DO TRABALHO DE CRIANÇAS E  ADOLESCENTES.

COMBATE À CORRUPÇÃO – Uma das estratégias do Ministério Público do Trabalho para o combate à corrupção nas relações trabalhistas é por meio da mobilização social. Por isso, o MPT reforçará a atuação das unidades do órgão na Campanha Nacional "O que você tem a ver com a corrupção".

Nesse sentido, e afinadas às diretrizes previstas no Planejamento Estratégico, o MPT intensificará as ações de erradicação de fraudes trabalhistas a partir, por exemplo, do combate à sonegação fiscal (uma das formas de sonegar impostos é o não-pagamento de direitos trabalhistas pelos empregadores).

Por isso, a partir desta semana, o Ministério Público do Trabalho amplia a participação do órgão na campanha "O que você tem a ver com a corrupção", cujo principal objetivo é alertar a sociedade sobre a responsabilidade de cada cidadão no combate a crimes e fraudes.

A ação prevê a distribuição de material informativo e a veiculação de vídeos para a televisão e spots para rádio, além de atividades de mobilização social em todo o país.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa da Procuradoria-Geral do Trabalho:   (61) 3314-8527   / 3314-8574 / 9653-5437

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vereador Everaldo Fogaça tem requerimento aprovado para recuperação da ponte sobre o Rio das Garças em Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça tem requerimento aprovado para recuperação da ponte sobre o Rio das Garças em Porto Velho

Na sessão desta terça-feira da Câmara Municipal de Porto Velho, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) teve seu requerimento aprovado pelos vereadores. O

Deputado Marcelo Cruz anuncia reajuste salarial para servidores da Alero

Deputado Marcelo Cruz anuncia reajuste salarial para servidores da Alero

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), anunciou nesta terça-feira (14) uma revisão anual

Dra. Taíssa visita comércios e fala sobre emenda de R$2 milhões para asfaltamento em Jacinópolis

Dra. Taíssa visita comércios e fala sobre emenda de R$2 milhões para asfaltamento em Jacinópolis

Moradores de Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré, sofrem há anos com poeira e muita lama nas ruas. Os mais afetados são os comerciantes que precisa

Deputada Cristiane Lopes Indica ao Governo Revitalização do Campo do Abobrão na Zona Sul de Porto Velho

Deputada Cristiane Lopes Indica ao Governo Revitalização do Campo do Abobrão na Zona Sul de Porto Velho

Na última semana, a deputada federal Cristiane Lopes, reconhecida por seu engajamento na promoção do esporte em Rondônia, assinou junto ao titular d

Gente de Opinião Sexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)