Quarta-feira, 29 de setembro de 2010 - 21h01
POSIÇÃO INFELIZ- Para os empresários ser o único dos candidatos a não apoiar as classes produtivas é uma posição difícil de ser compreendida e apoiada.
As entidades do setor produtivo do Estado de Rondônia, FECOMERCIO - Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, SIMPI – Sindicato da Micro e Pequena Indústria, FCDL – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas, FAPERON – Federação da Agricultura e Pecuária, FEEMPI – Federação das Entidades de Micro e Pequenas Empresas, SINDHOTEL – Sindicado dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, SINDIEXTRATIVISTA – Sindicato das indústrias Extrativistas e AMPERON – Associação dos Micros e Pequenos Empresários, realizaram no dia 21 de setembro com a presença de mais de 400 empresarios convidados uma reunião com quatro candidatos ao governo do Estado. O atual governador, e candidato à reeleição, João Cahula, foi na ocasião o único ausente.
Nesta reunião os candidatos Marcos Sussuarana, Eduardo Valverde, Confúcio Moura e Expedito Júnior explicaram suas propostas de governo e se comprometeram a acabar com cobrança antecipada do ICMS para os micros e pequenos através de substituição tributária, prática realizada pelo governo atual. Este modelo de cobrança é inconstitucional, pois fere a Lei Federal 123/06 das Micro e Pequenas empresas que garante o incentivo fiscal às empresas optantes pelo simples nacional.
O principal argumento, além da flagrante ilegalidade, é de que o montante recolhido representa apenas 10% da arrecadação. No debate da TV Rondônia ao ser perguntado sobre o assunto pelo candidato Eduardo Valverde ficou claro a razão pela qual Cahulla esteve ausente: é o único dos candidatos que se nega a beneficiar os micros e pequenos.
A repercussão negativa de suas palavras está sendo grande, pois, as entidades embora não tenham se pronunciado afirmam que os empresários manifestaram seu desapontamento com a resposta do atual governador que decepcionou a muitos que esperavam uma posição mais coerente e a favor do setor produtivo.
Fonte: SIMPI
Sexta-feira, 3 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Incentivo fiscal à cultura em Rondônia ganha reforço com indicação de Cláudia de Jesus
A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou indicação à Secretaria de Estado de Finanças (Sefin) e à Secretaria de Estado da Juventude, Cul

Deputada federal Cristiane Lopes defende mais mulheres na política durante evento do TRE-RO
A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos-RO), uma forte defensora da maior participação feminina na política, com atuação voltada ao fortalecimen

Célio Lopes se filia ao União-Brasil e lança pré-candidatura a deputado federal
O advogado Célio Lopes, 34 anos, assinou nesta terça-feira (31) sua filiação ao União-Brasil, em cerimônia realizada em Brasília. A adesão foi abona

A educação de Cacoal recebe um importante reforço com a destinação de mais de R$ 3 milhões para obras em escolas da rede municipal. O recurso, viabi
Sexta-feira, 3 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)