Porto Velho (RO) quinta-feira, 19 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

O direito de dever votar



Dalila Nogueira Pinto – Acadêmica do 6° período de jornalismo 

O dicionário jurídico do site Nota Dez define Direito como faculdade legal de praticar ou deixar de praticar algo. Como posso dizer que votar é um direito se, quem para quem tem entre 18 e 70 anos o voto é obrigatório? Não há escolha entre ir ou não ir votar. Você que se encaixa no perfil acima é obrigado a votar.

Segundo informações do site do Tribunal Superior Eleitoral, as principais conseqüências para quem não votar e deixar de justificar o voto: não poderá obter passaporte ou carteira de identidade, não conseguirá empréstimos bancários, não receberá restituição do imposto de renda. Ou seja, quem não votar deixará de ser cidadão.

Conforme dados do Movimento Nacional do Voto Livre, 68% dos brasileiros são a favor do voto livre. 205 países têm voto facultativo, ou seja, vota quem quiser. A minoria não avançou nas questões políticas e mantêm a obrigatoriedade do voto mascarada pelo dito "direito de votar" como meio de praticar cidadania.

O trecho de um artigo escrito pelo economista formado pela PUC-RJ, Rodrigo Constantino, sobre a obrigatoriedade do voto questiona o direito de votar.

"Qual o sentido de se ter um sistema de voto obrigatório em uma democracia? Garantir ao cidadão seu direito de escolha dos representantes políticos é uma coisa; obrigá-lo a fazer isso é outra, completamente diferente. O voto, quando obrigatório, não é um direito, mas um dever. Em nome da suposta "cidadania", transforma-se indivíduos em súditos. O que está por trás dessa imposição aos eleitores?", comenta Constantino.

A maior parte dos brasileiros aguarda o dia em que prevalecerá o direito de escolha, a real cidadania de optar entre querer ou não votar.

Fonte: www.rodrigoconstantino.blogsport.com

De acordo com o site Muda Brasil, o voto é obrigatório em 30 países, metade na América Latina.

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

O deputado estadual Delegado Lucas (PL) apresentou, nesta semana, uma indicação ao governo de Rondônia solicitando a avaliação da possibilidade de r

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho, será a sede para o 1º Pacto do Legislativo do Estado de Rondônia, oferecido pela União de Câ

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) protagonizou um momento marcado por emoção, conquistas e novos começos durante a cerimônia de c

Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis

Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo de Rondônia solicitando, com urgência, o reforço no quadro de servido

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)