Sexta-feira, 22 de outubro de 2010 - 09h15
Mais de 80 pessoas assistiram à explanação do jornalista Guarim Liberato
Cerca de 80 pessoas, entre alunos, professores e profissionais da imprensa cantaram o hino nacional, interpretado por Obadias Gonçalves e o acadêmico Uziel, marcando o início da cerimônia de abertura da Jornada da Comunicação, na noite desta quinta-feira (21). A diretora do campus, professora doutora Maria do Socorro Pessoa, a c
hefe do Departamento de Jornalismo, professora mestre Andréa Cattaneo e o assessor de comunicação da prefeitura de Vilhena, jornalista Elton Bittencourt, deram as boas-vindas, logo após, no auditório do prédio central da Universidade Federal de Rondônia.
O jornalista Guarim Liberato iniciou a sua palestra defendendo a desmistificação do Jornalismo, no tratamento da notícia não como um simples produto à venda, mas como um produto que, bem trabalhado, pode se transformar tanto em Jornalismo de serviço, como um instrumento de favorecimento. O jornalista falou também sobre a não obrigatoriedade do diploma, defendeu a formação acadêmica e afirmou a continuidade dos cursos de Jornalismo. A permanência das técnicas jornalísticas foi a saída apresentada por Guarim, para a consolidação da atividade empresarial na área.
Questionado sobre um possível caso de plágio feito pelo jornal Diário da Amazônia, do qual é editor-chefe, Guarim afirmou que há um controle na veiculação de conteúdo e que se provado o caso de plágio, o jornal pretende ressarcir o autor e tomar medidas sobre o responsável pelo plágio.
Liberato falou ainda em mudanças no jornal Diário da Amazônia. A inovação é a regionalização do jornal que, dará mais atenção aos acontecimentos do interior do Estado. Para tanto, serão criadas pequenas sucursais nas cidades pólos.
Logo após a palestra, houve manifestações culturais no saguão do campus, com música e declamações. Nesta sexta, 22, a programação continua com oficinas durante a manhã.
Confira a programação. (ACS/Dejor)
22 e 23/10 sexta | sábado (manhã):
8h-11h30 Oficinas
Local: Bloco 3Documentário Binacional: o caso “Interoceânica” (sexta-feira e sábado)
Emmanuela Palma (Editora Jornal Amazônia TV/ TV Rondônia)
Comunicação no Serviço Público (sexta-feira)
Luiza Archanjo (Assessora MPF/RO)
Design e Editoração Gráfica (sexta-feira e sábado)
Thallisson Lopes (Assessoria Unir)
Comunicação Comunitária (sábado)
Ms. Antônio Carvalhal (Uniron)
Filosofia e Ética no Trabalho Jornalístico (sexta-feira e sábado)
Ivanor Guanieri (Unir) e Ediovani Gaboardi (Unir)
Radiojornalismo Escolar e Comunitário (sexta-feira e sábado)
Ms.Claudemir da Silva Paula (Unir)
22/10 sexta-feira:
14h-17h30 Comunicações científicas
19h Mesa redonda: Perspectiva do Mercado de Jornalismo em Rondônia
Guarim Liberato (Editor-chefe Diário da Amazônia), Luiza Archanjo (Assessora MPF/RO), Emmanuela Palma (Editora Jornal Amazônia TV/ TV Rondônia), Sandro Mello (representante discente) e Ms. Sandro Colferai (mediador - Unir)
23/10 sábado:
14h-15h30 Comunicações científicas
17h Palestra Cineclubismo na Amazônia
Simone Norberto (Pres. CineOca/Assess.TJ/RO)
18h Encerramento
Fonte: Núbia Rodrigues
Sexta-feira, 3 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Incentivo fiscal à cultura em Rondônia ganha reforço com indicação de Cláudia de Jesus
A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou indicação à Secretaria de Estado de Finanças (Sefin) e à Secretaria de Estado da Juventude, Cul

Deputada federal Cristiane Lopes defende mais mulheres na política durante evento do TRE-RO
A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos-RO), uma forte defensora da maior participação feminina na política, com atuação voltada ao fortalecimen

Célio Lopes se filia ao União-Brasil e lança pré-candidatura a deputado federal
O advogado Célio Lopes, 34 anos, assinou nesta terça-feira (31) sua filiação ao União-Brasil, em cerimônia realizada em Brasília. A adesão foi abona

A educação de Cacoal recebe um importante reforço com a destinação de mais de R$ 3 milhões para obras em escolas da rede municipal. O recurso, viabi
Sexta-feira, 3 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)