Porto Velho (RO) quinta-feira, 19 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Para Confúcio, Brasil Central vai ensinar o Brasil a governar


O governador de Rondônia, Confúcio Moura, sintetizou o sentimento dos colegas dos estados que fazem parte do Consórcio de Desenvolvimento Brasil Central ao afirmar que o bloco traz propostas positivas ao Brasil. Ele foi aplaudido quando afirmou, nesta sexta-feira (18), no Palácio Rio Madeira: “temos que ensinar ao Brasil como governar, pois aqui está o modelo de sucesso.”

Confúcio presidiu a sexta reunião do Fórum dos Governadores do Brasil Central, que alinha ações para questões comuns e o desenvolvimento do bloco, que é formado pelos  estados de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Tocantins e Goiás.

Saudado pelos colegas como modelo de sabedoria, lucidez e equilíbrio, que enriquece os ouvintes com falas comedidas e sábias, o governador de Rondônia reiterou a posição do bloco, que quer estabelecer um novo modelo de relação com o governo federal e impedir que as decisões sejam tomadas sem levar em conta as demandas dos estados.

“Não podemos esperar que ensinem os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul sobre como criar gado, porque eles são liderança neste campo. E aprenderam tudo na luta, correndo riscos”, afirmou Confúcio, sendo novamente aplaudido.

Diante de uma plateia composta por secretários de planejamento dos estados participantes do consórcio e técnicos, além os governadores, Confúcio disse que estas unidades exportam mais do que importam, produzem alimentos para o país. “Nós nos distinguimos do restante do país por mostrar um modelo que dá certo e que por isto precisamos ser ouvidos”, afirmou.

Em meio às discussões sobre o compromisso do consórcio em fortalecer o pacto federativo, mas estabelecendo um novo relacionamento com o governo central, que deve ouvir as demandas estaduais, o governador afirmou que o bloco aponta rumos novos para o desenvolvimento.

Ao final da reunião, Confúcio entregou presentes e recepcionou os colegas num almoço, ainda no Palácio Rio Madeira.


Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (17), o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108, que pro

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

O deputado estadual Delegado Lucas (PL) apresentou, nesta semana, uma indicação ao governo de Rondônia solicitando a avaliação da possibilidade de r

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho, será a sede para o 1º Pacto do Legislativo do Estado de Rondônia, oferecido pela União de Câ

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) protagonizou um momento marcado por emoção, conquistas e novos começos durante a cerimônia de c

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)