Porto Velho (RO) quarta-feira, 18 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Porto Velho Cidade Digital utiliza uma rede de 34 quilômetros de cabos ópticos



O Cidade Digital consiste numa rede composta por tecnologia em fibra óptica entre as torres de rádio e os transceptores de rádio wifi de alta performance para atendimento aos órgãos da prefeitura e a população. Para isso, foi instalada uma rede de cabeamento óptico (infovia) por onde trafegam os dados entre as unidades e estações rádio bases (torres) interligadas.
 
A rede utiliza 34 quilômetros de cabos ópticos autossustentados monomodo de 24 fibras. Para poder acessar a Internet em qualquer um dos 21 pontos de acesso da rede é preciso antes se cadastrar no site do projeto cidadedigital.portovelho.ro.gov.br/). Não existe nenhum tipo de restrição para usar a internet livre. Brasileiros e Estrangeiros residentes ou não no município podem se conectar à rede Cidade Digital bastando que informe um documento de identificação válido.
 
Equipamentos de rádio wireless de alta performance são utilizados nas torres para difusão do sinal de internet via rádio para a população. Para acessar basta ter um microcomputador básico de mesa, notebook, netbook telefone celular ou smartfone. Para os PCs que não possuem antena receptora de rede sem fio, é precisa adquirir uma antena de boa potência (12 dBi à 25 dBi) do tipo “externa” com cabo coaxial de 10 metros que pode ser com conector USB direto ou, senão precisará de uma placa de rede sem fio ou um adaptador USB para conectar o cabo da antena. 

Mesmo Notebooks e outros aparelhos móveis que já possuem antena interna, precisam de Kit de Acesso caso não estejam próximo a algum "hotspot público – é o nome dado ao local onde a tecnologia Wi-Fi está disponível. Para recepção residencial, deve comprar uma antena gradeada (Parábola de Grade) ou (Parábola Sólida) de 2.4 GHz (com 20 ou 25 dBi) e cabos conforme metragem e instalação a ser realizada por um técnico especializado.

O acesso pelo ao Porto Velho Cidade Digital é livre, sem restrições, e qualquer conteúdo poderá ser acessado pelo internauta, porém há um termo de adesão que regulamenta esse acesso. A velocidade de transmissão de dados ou “largura de banda”, medida em Kbps (kilobits por segundo), para cada usuário atualmente permite a velocidade de 512 Kbps. Em períodos em que a rede corporativa do governo esteja ociosa, a respectiva banda será redirecionada para a rede Porto Velho Cidade Digital, melhorando a qualidade do serviço.

Texto: Joel Elias

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 18 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

O deputado estadual Delegado Lucas (PL) apresentou, nesta semana, uma indicação ao governo de Rondônia solicitando a avaliação da possibilidade de r

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho, será a sede para o 1º Pacto do Legislativo do Estado de Rondônia, oferecido pela União de Câ

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) protagonizou um momento marcado por emoção, conquistas e novos começos durante a cerimônia de c

Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis

Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo de Rondônia solicitando, com urgência, o reforço no quadro de servido

Gente de Opinião Quarta-feira, 18 de março de 2026 | Porto Velho (RO)