Porto Velho (RO) segunda-feira, 16 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Prefeito recebe lista de médicos que apresentaram atestados em 2017



Cerca de 20% dos atestados foram apresentados em vésperas de feriados ou finais de semana. O prefeito dr Hildon Chaves chegou a essa constatação durante reunião realizada na manhã desta segunda-feira (15) como secretário dePrefeito recebe lista de médicos que apresentaram atestados em 2017 - Gente de Opinião saúde de Porto Velho, Orlando Ramires. Também estiveram presente os diretores da atenção básica, sistema de regulação e diretores dos departamentos de média e alta complexidade. Ao todo, 80 médicos pediram afastamento através de atestado em 2017.

Todos os atestados são analisados rigorosamente por uma junta médica. A frequência de atestados apresentados em véspera de feriados prolongados e fins de semana é de cerca de 20%. Fazem parte dessa lista, profissionais que realizam atendimento nas UPA’sSul e Leste, no pronto atendimento José Adelino da Silva e Ana Adelaíde.

Entre os casos observados está o de uma médica que apresentou nove atestados sempre aos fins de semana. E outro em que alguns profissionais cumprem o plantão especial e naquele plantão que faz parte da sua carga horária ele não comparece.

Estamos lidando com vidas e isso não pode continuar acontecendo, o profissional no dia em que está escalado entrar com pedido de afastamento. De posse dessa lista nós vamos agora cruzar a nossa folha de frequência primeiro com a do Estado. O profissional pode ter outro vínculo, mas ele não pode é deixar de cumprir com a obrigação dele com o Município. O segundo passo é que vamos solicitar o apoio do Ministério Público para verificarmos também na rede de saúde privada. Não podemos esquecer que temos bons médicos comprometidos e que são a maioria. E que não fazem uso do atestado a não ser que realmente estejam doentes ou de licença maternidade”, afirmou o prefeito.

Reordenação

Além de determinar que a equipe da Secretaria de Saúde faça o cruzamento das folhas, o prefeito lembrou que é preciso apurar também a responsabilidade de quem deu o atestado. Entre outras medidas que estão sendo tomadas pela Semusa, está em análise a reordenação dos horários nas unidades básicas de saúde, que hoje funcionam com a agenda de atendimento fechada para o mês e com expediente corrido para os médicos, que ocasiona uma demanda que superlota o pronto atendimento.

O recadastramento de todos os profissionais de nível superior é uma importante medida adota pela secretaria para ter uma radiografia de todos os profissionais que estão trabalhando, estão em licença ou cedidos. O recadastramento vai até o dia 30 de janeiro e é feito no gabinete da Semusa.
 

Entrevista

Ainda nessa segunda feira, o prefeito Hildon Chaves acompanhado do secretário Orlando Ramires falaram no programa Papo de Redação, da Rádio Parecis, sobre todas essas medidas que estão sendo tomadas para resolver a falta de médicos nas unidades.

Dr Hildon lembrou que o que aconteceu no Pronto Atendimento José Adelino já está sendo rigorosamente apurado. O médico que abandonou o plantão vai responder por isso.

Ele falou ainda sobre a falta de medicamentos, que já está sendo sanada. O prefeito afirmou que os processos licitatórios para aquisição dos remédios feitos na gestão anterior tiveram que ser anulados, sendo necessário começar tudo do zero.

Fonte: Semusa

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Em lançamento de sua pré-candidatura, em Sobral, Eduardo Girão disse que quer o povo cearense voltando a ter confiança no governo

Em lançamento de sua pré-candidatura, em Sobral, Eduardo Girão disse que quer o povo cearense voltando a ter confiança no governo

Faltando pouco mais de sete meses para as eleições majoritárias, Eduardo Girão mandou um recado no evento de pré-lançamento do seu nome pelo Partido

Agricultura fortalecida: deputada federal Cristiane Lopes viabiliza entrega de implementos e impulsiona produção rural em Jaru

Agricultura fortalecida: deputada federal Cristiane Lopes viabiliza entrega de implementos e impulsiona produção rural em Jaru

A agricultura familiar de Jaru (RO) ganhou um importante reforço com a entrega de implementos agrícolas viabilizados com o apoio da deputada federal

Ministro do STJ recebe título honorífico da Assembleia Legislativa de Rondônia

Ministro do STJ recebe título honorífico da Assembleia Legislativa de Rondônia

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Benedito Gonçalves, recebeu o Título Honorífico de Cidadão do Estado de Rondônia, durante soleni

Eleições 2026: Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal

Eleições 2026: Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal

Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal pelo PT-Rondônia. De acordo com informações extraoficiais, o nome de Cujui está sendo cogitado para p

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de março de 2026 | Porto Velho (RO)