Sexta-feira, 4 de junho de 2010 - 11h23
O prefeito Roberto Sobrinho recepcionou uma delegação do Peru composta de 20 pessoas. Representantes do governo, estudantes, pesquisadores e empresários, além de dois universitários chilenos e um francês vieram conhecer o sistema de psicultura e aqüicultura desenvolvidos na capital, em Rondônia e também no Acre. Eles participaram de um jantar no Aquárius Selva Hotel, onde também estavam o vice-prefeito Emerson Castro, a senadora Fátima Cleide, os superintendentes do Ministério da Pesca em Rondônia e Acre, Jenner Bezerra e Samir Pinheiro.
De acordo com o diretor geral de aqüicultura do governo peruano, Jorge Zununga, o objetivo da vinda da delegação a Rondônia e Acre é conhecer os avanços das técnicas desenvolvidas na criação em cativeiro de tambaqui e pirarucu. Além disso, também pretendem conhecer as agroindústrias e fábricas de ração utilizadas pelos produtores das espécies de pescado. “Queremos fazer intercâmbio de tecnologia e desenvolvimento, haja vista que também praticamos essas atividades no Peru. Pretendemos estabelecer um marco de cooperação entre os dois países”, destacou. Zununga ainda entregou ao prefeito Roberto Sobrinho uma cópia do plano de aqüicultura elaborado pelo governo peruano.
Mais renda
Roberto Sobrinho destacou o potencial pesqueiro da capital e declarou que uma de suas metas é preparar Porto Velho para continuar seu desenvolvimento mesmo após a construção das hidrelétricas do Madeira. Ele entende que a psicultura e aqüicultura trazem ótimas perspectivas nesse sentido, uma vez que os lagos formados pelas usinas de Jirau e Santo Antônio vão impulsionar o setor. Além disso, os cuidados com a preservação do meio ambiente e o aprimoramento das técnicas fazem com que a produção de peixes em cativeiro cresça cada vez mais, gerando mais recursos e qualidade de vida para os produtores.
O prefeito ainda citou o fato de que, a Rodovia do Pacífico tende a estreitar cada vez mais os laços de amizade, cooperação técnica e intercâmbio comercial entre Rondônia, Peru e Bolívia. “Porto velho está vivendo uma ótima fase e temos que aproveitar essas oportunidades. Recentemente recebemos aqui uma comissão de empresários chineses que também estão dispostos a investir na capital. Isso certamente trás uma perspectiva de futuro melhor para todos nós”, destacou.
A senadora Fátima Cleide, o vice-prefeito Emerson Castro e os superintendentes do Ministério da Pesca em Rondônia e Acre, Jenner Bezerra e Samir Pinheiro agradeceram os convidados e falaram da importância da troca de experiência e parcerias comerciais como fatores de desenvolvimento para ambas as partes. Durante uma semana, a delegação peruana vai percorrer todas as bases de psicultura e aqüicultura de Rondônia e Acre.
Fonte: Augusto José
Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Célio Lopes se filia ao União-Brasil e lança pré-candidatura a deputado federal
O advogado Célio Lopes, 34 anos, assinou nesta terça-feira (31) sua filiação ao União-Brasil, em cerimônia realizada em Brasília. A adesão foi abona

A educação de Cacoal recebe um importante reforço com a destinação de mais de R$ 3 milhões para obras em escolas da rede municipal. O recurso, viabi

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) segue consolidando seu mandato com ações efetivas para o fortalecimento da agricultura em Rondônia e, c

Euma Tourinho se filia ao Podemos e se consolida como pré-candidata a deputada federal por Rondônia
A ex-magistrada Euma Tourinho oficializou sua filiação ao Podemos, reforçando sua atuação política em Rondônia e consolidando seu nome como pré-cand
Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)