Porto Velho (RO) sexta-feira, 27 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura de Porto Velho pretende instalar agroindústria de leite


Está em fase de projeto a construção de uma agroindústria de leite, pela prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) e que fará a captação e resfriamento do leite produzido por pequenos produtores da capital, numa capacidade de armazenagem de até 30 mil litros diários. De acordo com Leonel Bertolin, titular da Semagric, o investimento terá grande reflexo na economia local, gerando emprego e renda aos pequenos produtores.

O secretário destaca que a produção de leite em Porto Velho já aumentou significativamente entre 2012 e 2013. “Era de 20 mil litros e agora passa de 50 mil litros/dia. A Prefeitura está buscando mais condições para que essa produção sejam ampliada. Em 60 dias, tudo ocorrendo como o previsto, estaremos concluindo os processos necessários e começando as obras deste Laticínio de Porto Velho. Isso é um fato. Vai acontecer. Estamos certos de que vai haver um grande avanço na geração de novos empregos para esse setor da economia”, enfatizou.

Agroindústrias

O secretário fez questão em lembrar dos esforços, que a gestão municipal vem empenhando, para fazer funcionar com eficiência, as agroindústrias em Porto Velho. “A principal resposta para o que tem atravancado o sucesso das agroindústrias de Porto Velho é a dificuldade criada com a regularização fundiária e ainda a possibilidade de se conseguir licenças ambientais. Isso tem feito com que os produtores procurem por outros municípios”, explicou ele.

Neste sentido, novos esforços estão sendo implementados pela Semagric para agilizar a conclusão de processos ambientais e fundiários que podem trazer crescimento da produção. “As parcerias firmadas com a Embrapa, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e com o Ministério Público têm sido fundamentais para legalizar a parte fundiária e ambiental, a fim de que agroindústrias e laticínios possam funcionar”, destacou.

Outras formas de resultados devem vir com a abertura de estradas e com a chegada de energia elétrica às propriedades rurais. Assim, segundo os balanços da Secretaria, a produção agroindustrial de Porto Velho, nos próximos dois ou três anos, deve crescer vertiginosamente, no entanto, os levantamentos já estão indicando grande reação de setores que estavam estagnados.

Fonte: Renato Menghi

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Agrotec 2026: Cristiane Lopes destaca mais de R$ 77 milhões em investimentos na agricultura familiar e no agro

Agrotec 2026: Cristiane Lopes destaca mais de R$ 77 milhões em investimentos na agricultura familiar e no agro

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos-RO) participou do lançamento oficial da Feira Agrotec 2026, realizado no Instituto Federal de Rondônia (

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

A política rondoniense ganha um novo fôlego com o anúncio oficial da deputada federal Cristiane Lopes. Em um movimento estratégico visando a reeleiç

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

A União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) realizou, na noite de terça-feira (24), no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia (A

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)