Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009 - 10h20
Nesta quinta-feira, 40 profissionais do segmento de metal-mecânica formados pelo Projeto Guaporé da Indústria Metalúrgica e Mecânica da Amazônia (IMMA) embarcaram rumo a uma nova etapa profissional, um treinamento nas fábricas da Alstom e da Bardella, localizadas no interior de São Paulo. Ao retornarem, eles têm como missão repassar aos demais funcionários da indústria o que aprenderam.
Entre os funcionários da primeira indústria de bem de capital da região Norte, um ex-vendedor, que por 16 anos trabalhou no comércio de Porto Velho. Marcos Antônio Marlo, 46 anos, conta que quando soube dos cursos logo se inscreveu e foi surpreendido pela contratação. "Empresa nenhuma me queria por causa da minha idade e agora tenho uma nova profissão, com possibilidade de crescimento", avalia o caldeireiro da IMMA, que passará por treinamento na Bardella.
Para Adriano Silva Nascimento, 34, o Projeto Guaporé foi a oportunidade profissional que ele nunca teve. "Antes já trabalhava como soldador, mas agora sou capacitado e foi me aperfeiçoar ainda mais participando desse treinamento na Alstom", afirma o soldador.
O objetivo da IMMA com o Projeto Guaporé não era capacitar apenas profissionais maduros. Para participar dos cursos, basta ser maior de 18 anos, saber ler e escrever. Cleilton Fernandes de Souza, 18, concluiu o Ensino Médio, mas até então não tinha tido chance alguma no mercado de trabalho, com o projeto tudo mudou. O rapaz é operador de máquina de usinagem contratado pela indústria. "Nem sabia o que era uma metalúrgica e agora quero me aprofundar nesse segmento", diz.
Na segunda quinzena de março, a IMMA irá abrir inscrições para a segunda etapa do Projeto Guaporé, que deverá capacitar 300 profissionais. Na primeira etapa foram capacitadas 220 pessoas.
Fonte: Marcela Ximenes Sá
Domingo, 22 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia
A Justiça Eleitoral de Rondônia prepara o lançamento do Projeto Campanha Legal, uma iniciativa de orientação voltada a candidatos, partidos político

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia
A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), um Projeto de Lei (PL) que assegura alimentação

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) segue avançando com ações concretas em prol do fortalecimento da agricultura em Rondônia. Em ma

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (17), o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108, que pro
Domingo, 22 de março de 2026 | Porto Velho (RO)