Porto Velho (RO) segunda-feira, 23 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Programa 'Adote uma Praça' é apresentado à Câmara de Dirigentes Lojistas



O programa “Adote uma Praça” da Prefeitura de Porto Velho foi apresentado ontem, quarta-feira, 17, à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Velho. A apresentação foi feita pelo secretário Edjales Brito, da Sema (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), que representou o prefeito Mauro Nazif na ocasião. A iniciativa nasceu com o objetivo de promover parcerias entre o município e a classe empresarial para a organização, manutenção e conservação de espaços públicos na capital, como forma de contribuição ao embelezamento da cidade. Em troca pela colaboração, as empresas poderão divulgar suas marcas nesses logradouros.

A adoção pode ser destinada à urbanização de praças pública; implantação de áreas de esportes e lazer; conservação e manutenção da área adotada e realização de atividades culturais, esportivas de lazer.
Entre os logradouros que podem adotados do programa estão: parques naturais, parques infantis, academias populares, rotatórias, canteiros, jardins, praças e áreas de ginástica e lazer. Podem participar da iniciativa tanto pessoas físicas como também jurídicas.

Na ocasião o secretário adiantou que a escolha do adotante será feita de acordo com os seguintes critérios: natureza dos investimentos e serviços propostos e menor número de placas publicitárias. No caso de igual número de placas, a preferência será dada ao projeto com as de menor dimensão.

Pela parceria, a Sema ficará responsável pela elaboração dos projetos de urbanização e construção das praças públicas, de esporte e áreas verdes que venham a ser adotadas e pela aprovação dos projetos de urbanização realizados de acordo com o Termo de Compromisso Ambiental estabelecido entre as partes.

Já ao adotante caberá a responsabilidade pela execução dos projetos elaborados pela Sema ou por ele próprio, com verba pessoa e material próprio; pela preservação e manutenção, conforme acordado no Termo de Compromisso Ambiental e no projeto apresentado; e também tornar o projeto acessível aos portadores de deficiência física e mobilidade reduzida. “O programa teve uma recepção boa na CDL e acreditamos que será possível fechar essa parceria com os empresários. Agora é só ficar no aguardo do edital para começar a trabalhar. É uma iniciativa que nasceu de uma determinação do prefeito e queremos começar a colocá-la em prática o quanto antes”, afirmou o secretário.

O presidente da CDL, Edson Gazoni, elogiou o Adote uma Praça e reconheceu a necessidade de iniciativas como essa serem adotadas na cidade. “É um projeto muito bom e os empresários porto-velhenses com certeza irão apoiá-lo. É uma parceria saudável e se a prefeitura fizer sua parte, tem tudo para dar certo”, frisou.

Fonte:  Joel Elias

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia

Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia

A Justiça Eleitoral de Rondônia prepara o lançamento do Projeto Campanha Legal, uma iniciativa de orientação voltada a candidatos, partidos político

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), um Projeto de Lei (PL) que assegura alimentação

Deputada federal Cristiane Lopes destina recurso histórico que fortalece a cafeicultura e transforma a vida de produtores em RO

Deputada federal Cristiane Lopes destina recurso histórico que fortalece a cafeicultura e transforma a vida de produtores em RO

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) segue avançando com ações concretas em prol do fortalecimento da agricultura em Rondônia. Em ma

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (17), o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108, que pro

Gente de Opinião Segunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)