Segunda-feira, 23 de janeiro de 2012 - 15h49
A presidenta da República, Dilma Rousseff, participa, nesta segunda-feira (23/01), de cerimônia alusiva à concessão de 1 milhão de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). A solenidade acontece às 15 horas no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).
Segundo o Ministério da Educação (MEC), o ProUni foi criado, em 2004, para conceder bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) a estudantes interessados em cursos de graduação de instituições privadas de educação superior. Para receber as bolsas integrais, os candidatos não podem ter diploma de curso superior e devem comprovar renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa, entre outros requisitos. Já para as bolsas parciais, uma das condições é que o candidato tenha renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.
Os alunos que percebam bolsa integral do ProUni poderão ainda se beneficiar da Bolsa Permanência, no valor de R$ 360,00, para auxiliá-los em suas despesas educacionais, desde que seus cursos sejam presenciais, de no mínimo seis semestres de duração e tenham carga horária média igual ou superior a 6h/dia de aula.
Os alunos que percebam bolsa parcial do ProUni, por sua vez, têm a possibilidade de financiar a outra parte da mensalidade por meio do Financiamento Estudantil (Fies).
As inscrições para o ProUni ocorrem duas vezes por ano, uma a cada semestre. Atualmente, participam do Programa 1.321 instituições de educação superior, de 1.354 municípios brasileiros. Até o segundo semestre de 2011, foram concedidas pelo ProUni 919.603 bolsas de estudos, sendo 67% delas integrais e 33% parciais. Desse total, 202.272 alunos já concluíram sua graduação como bolsistas, de acordo com o MEC.
Seleção de 2012 – O prazo para a primeira seletiva de 2012 do ProUni encerrou-se na última quinta-feira (19/1), com recorde de inscritos: 1.208.398. Os estudantes concorrem a 195.030 bolsas de estudos, sendo 98.728 integrais e 96.302 parciais, em 1.321 instituições particulares de educação superior do Brasil.
Com o primeiro processo seletivo de 2012 o Programa atinge a marca de 1 milhão de bolsas de estudos distribuídas no país.
Fonte: Presidência da República / Secretaria de Comunicação Social
Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Incentivo fiscal à cultura em Rondônia ganha reforço com indicação de Cláudia de Jesus
A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou indicação à Secretaria de Estado de Finanças (Sefin) e à Secretaria de Estado da Juventude, Cul

Deputada federal Cristiane Lopes defende mais mulheres na política durante evento do TRE-RO
A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos-RO), uma forte defensora da maior participação feminina na política, com atuação voltada ao fortalecimen

Célio Lopes se filia ao União-Brasil e lança pré-candidatura a deputado federal
O advogado Célio Lopes, 34 anos, assinou nesta terça-feira (31) sua filiação ao União-Brasil, em cerimônia realizada em Brasília. A adesão foi abona

A educação de Cacoal recebe um importante reforço com a destinação de mais de R$ 3 milhões para obras em escolas da rede municipal. O recurso, viabi
Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)