Porto Velho (RO) segunda-feira, 30 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Qualidade de vida no 'Agita Porto Velho'


 
Agita Porto Velho é o nome do evento que vai reunir várias instituições em busca da melhoria da qualidade de vida da população, numa promoção alusiva a Semana Nacional da Promoção da Qualidade de Vida, do Ministério da Saúde (MS). A Semusa, que faz parte da rede nacional de Projetos de Promoção da Saúde, em parceria com várias instituições governamentais e não governamentais está coordenando as atividades que estão programadas para acontecer no dia 17 na sede do Sest/Senat, zona sul da cidade, e dia 18 no Espaço Alternativo. 

O Ministério da Saúde vem protagonizando um processo de articulação entre Ministérios, estados e municípios para a construção de uma mobilização nacional no dia 11 de abril, que será comemorado como o Dia Nacional da Promoção da Qualidade de Vida. Em Porto Velho as entidades envolvidas optaram pela execução das atividades nos dia 17 e 18.
O evento que envolve a capital, sob coordenação da Semusa, já esta inscrito no site da Organização Mundial da Saúde (OMS), que pode ser acessado através do link http://www.who.int/world-health-day/2010/registration_city/en/index.html.Esta data é apontada como o momento importante de manifestações que destaquem aspectos da promoção da qualidade de vida nas cidades, entre eles, o acesso a espaços de lazer, a melhoria da mobilidade urbana, o cuidado com o meio ambiente e a segurança no trânsito. 

Além do trabalho nos dois pontos de concentração nos dias 17 e 18, durante esta semana nas Unidades de Saúde da Família Socialista, Ernandes Índio e Aponiã, acadêmicos do curso de Educação Física da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) estão promovendo atividades com os usuários da rede municipal de saúde pública. 

Por orientação do Ministério da Saúde, este ano o evento foi incorporado na campanha do Dia Nacional da Promoção da Qualidade de Vida, e agrupa três dias marcantes no calendário mundial, que são: o Dia Mundial da Saúde, o Dia Mundial Sem Meu Carro e o Dia Mundial da Atividade Física.

Fonte : Aurimar Lima

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ribeiro do Sinpol apresenta indicação para concessão de desconto no IPVA a doadores de sangue

Deputado Ribeiro do Sinpol apresenta indicação para concessão de desconto no IPVA a doadores de sangue

O campo virou sala de aula. E daquelas vivas, com cheiro de terra e cacau. O Sebrae em Rondônia realizou, na última sexta-feira (27), o Dia de Campo

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) participou do lançamento oficial da Agroari – Feira do Agronegócio de Ariquemes, evento que destaca a impo

Deputada Ieda Chaves propõe spray gratuito para mulheres sob medida protetiva em Rondônia

Deputada Ieda Chaves propõe spray gratuito para mulheres sob medida protetiva em Rondônia

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou Indicação N.º 16381/2026 ao governo de Rondônia para realização de estudo de viabilidade

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

O pastor Valadares anunciou sua filiação ao partido Podemos, liderado em Rondônia pelo prefeito de Porto Velho, Léo Moraes. O movimento marca uma no

Gente de Opinião Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)