Quarta-feira, 11 de março de 2009 - 10h20
Quinze servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico (Semdes) estão sendo treinados para utilização do Sistema de Gestão de Ações de Emprego (Sigai), mecanismo usado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, para gerenciamento das ações voltadas ao setor de emprego. O curso é ministrado por técnicos da área e é parte da última etapa para implantação do Sine Municipal, em Porto Velho. A capacitação, que acontece no Centro de Profissionalização de Professores, teve início no último dia 10 e encerra no próximo dia 19.
A inauguração do Sine Municipal deve acontecer ainda neste mês de março. Sua implantação vem sendo trabalhada desde 2007, após assinatura de um convênio entre a Prefeitura e o Ministério do Trabalho e Emprego. Durante este período, as ações estiveram voltadas às questões relacionadas à infra-estrutura e a aquisição de equipamentos. A última etapa está sendo consolidada com a capacitação dos servidores.
A idéia, segundo o secretário da Semdes, José Carlos Gadelha, é oportunizar a comunidade mais uma alternativa de acesso ao mercado de trabalho e aos cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente pela administração municipal. "O Sine vai funcionar como uma espécie de balcão de emprego. Além da intermediação de mão de obra, serão oferecidos cursos voltados à qualificação profissional dos trabalhadores. O órgão também irá emitir carteiras de trabalho e encaminhamentos para seguro desemprego", explicou o secretário.
De acordo com Gadelha, parte dessas atribuições já vinham sendo executadas pelo município, no que se refere à intermediação dos trabalhadores ao mercado de trabalho e capacitação de mão de obra, só que de forma informal. "Em 2008, via Prefeitura, foram incluídos mais de 900 trabalhadores no mercado. Foram realizadas 600 capacitações através do sistema público de emprego e renda, 800 trabalhadores qualificados pela Casa Brasil, e ministrados dezenas de curso por meio do Planseq e do Projovem", ressaltou.
O posto do Sine Municipal vai funcionar na própria sede da Semdes, na rua José do Patrocino, 852, no centro da capital. A meta para este ano, é capacitar 600 trabalhadores e encaminhar 500 ao mercado de trabalho.
Fonte: Ascom
Domingo, 22 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia
A Justiça Eleitoral de Rondônia prepara o lançamento do Projeto Campanha Legal, uma iniciativa de orientação voltada a candidatos, partidos político

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia
A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), um Projeto de Lei (PL) que assegura alimentação

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) segue avançando com ações concretas em prol do fortalecimento da agricultura em Rondônia. Em ma

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (17), o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108, que pro
Domingo, 22 de março de 2026 | Porto Velho (RO)