Quarta-feira, 7 de outubro de 2015 - 17h05
Reeducandos da Penitenciária Estadual Ênio dos Santos Pinheiro, em Porto Velho, entregaram nesta terça-feira (06) 280 peças que serão usadas por integrantes de boi-bumbá durante a festa folclórica Duelo da Fronteira, que acontece neste final de semana no município de Guajará-Mirim. As peças foram confeccionadas por internos do sistema prisional que fazem parte do projeto de ressocialização “Aprender a Empreender”, desenvolvido dentro da penitenciária.
Segundo o Coordenador do projeto, Elias Rodrigues, o trabalho dos reeducandos é realizado por meio de uma parceria com a Associação Beneficente Médica e Social a População Ribeirinha do Vale do Guaporé e Mamoré (Asbanguama), que proporcionou os cursos profissionalizantes. “Agora eles tiveram a oportunidade de colocar em prática o aprendizado”, ressaltou.
Para a presidente do Boi Malhadinho, Maria Edileuza Mendes, o trabalho superou as expectativas. “Eles confeccionaram as peças em pouco tempo, e fizeram um trabalho de qualidade, se não fosse essa parceria provavelmente não teríamos a realização da festa”, diz.
Edileuza explica que a ideia de utilizar a mão de obra dos reeducandos surgiu de uma conversa com a presidente da Asbanguama, que falou sobre o trabalho deles. “Estávamos precisando de ajuda, porque as cinco costureiras que iam confeccionar as roupas em Guajará desistiram”.
O presidente da Associação dos Filhos e Amigos de Guajará (AFAG), Leonildo Freitas Assumpção, relata que diversas pessoas se uniram para a realização do Duelo da Fronteira neste ano. “Queremos buscar mais parcerias e aproveitar outras oportunidades que virão. Todos os eventos que acontecerem no município vamos redirecionar para os reeducandos, é muito importante estar contribuindo para a ressocialização deles,” enfatiza.
MUDANÇA DE VIDA
Há quase nove anos dentro do sistema prisional, José Madson, 34 anos, reeducando e gerente do ateliê, diz que há quase dois anos trabalha no local. “Estou tendo a oportunidade de aprender uma profissão dentro do sistema prisional. Fiz o curso de costura e aprendi, hoje estou trabalhando, tenho evoluído e me profissionalizado”, conta José, que se diz agradecido pela oportunidade de mudar de vida e pronto para retornar a sociedade após o cumprimento da pena. “Muitas pessoas acreditarem em mim e no meu potencial. Vou sair daqui uma pessoa transformada, voltar para minha casa e minha família”.
Saiba mais:
Bumbódromo de Guajará-Mirim reabre com festa de cores e ritmos
Bumbódromo de Guajará-Mirim é revitalizado e será entregue à comunidade na sexta-feira
Fonte
Texto: Cíntia Xavier
Fotos: Cíntia Xavier
Secom - Governo de Rondônia
Sexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (17), o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108, que pro

Delegado Camargo destaca a entrega de 38 veículos para APAEs de Rondônia
Em entrevista recente, o deputado estadual Delegado Camargo (Republicanos) relembrou uma das principais ações do início de seu mandato: a destinação

O deputado estadual Delegado Lucas (PL) apresentou, nesta semana, uma indicação ao governo de Rondônia solicitando a avaliação da possibilidade de r

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero
A Assembleia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho, será a sede para o 1º Pacto do Legislativo do Estado de Rondônia, oferecido pela União de Câ
Sexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)