Porto Velho (RO) domingo, 22 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Rio Guaporé transborda em Pimenteiras



Com as chuvas registradas na Bolívia e no oeste de Mato Grosso, o nível do rio subiu muito no final de semana alagando vários pontos de Pimenteiras do Oeste e Cabixi, no sul rondoniense.

Daniel Panobianco - Após a cheia dos rios Machado, Urupá, Muquí e Jamarí, agora é a vez do rio Guaporé, que limita Rondônia com a Bolívia, transbordar. As fortes chuvas verificadas no Departamento de Santa Cruz, em território boliviano nos últimos dias, elevaram o nível de rios que deságuam no Guaporé entre o extremo oeste de Mato Grosso - região de Vila Bela da Santíssima Trindade, onde o mesmo se forma - e o sul de Rondônia, principalmente entre os municípios de Pimenteiras do Oeste e Cabixi.

Em Pimenteiras do Oeste, a estação telemétrica da ANA (Agência Nacional de Águas), acusou às 10 horas (local) desta segunda-feira (16), 7,10 metros. O nível normal do rio neste ponto é de 6,85 metros.

Os povoados de Tapera e Santa Cruz já estão sendo atingidos pela enchente, devido a falta de escoamento da água do córrego Pimenteiras, que também atravessa a cidade. Como a região é de baixo relevo, conforme a calha do rio Guaporé esteja cheia, não há vazão de córregos e igarapés.

Tecnicamente, Pimenteiras do Oeste está localizada em uma região pantanosa, sendo o município rondoniense com o maior percentual de alagamento em sua extensão territorial. São ao todo, mais de 70% de todas as áreas do município que ficam alagadas no período do inverno amazônico.

Na cidade de Pimenteiras, ainda não há informações sobre desabrigados, mas como a chuva persiste na região, cenas como as vistas no inverno amazônico do ano passado, com água pelo teto das casas, podem se repetir esse ano. No dia 3 de abril de 2008, praticamente toda a cidade foi tomada pela enchente levando a administração municipal a decretar Estado de Emergência em virtude dos estragos e do número de desabrigados. Apesar de ser um município pequeno, com pouco mais de 2500 habitantes, praticamente toda a população pimentense sobre com a cheia do rio Guaporé, pois todos os acessos à cidade ficam intrafegáveis.

No município de Cabixi, a cheia do rio Guaporé também já alaga fazendas na divisa com a Bolívia e com o Estado de Mato Grosso.

Dados: ASCOM - ANA / Fonte: De olho no tempo
Foto de Arquivo/Gentedeopinião

Gente de OpiniãoDomingo, 22 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia

Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia

A Justiça Eleitoral de Rondônia prepara o lançamento do Projeto Campanha Legal, uma iniciativa de orientação voltada a candidatos, partidos político

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), um Projeto de Lei (PL) que assegura alimentação

Deputada federal Cristiane Lopes destina recurso histórico que fortalece a cafeicultura e transforma a vida de produtores em RO

Deputada federal Cristiane Lopes destina recurso histórico que fortalece a cafeicultura e transforma a vida de produtores em RO

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) segue avançando com ações concretas em prol do fortalecimento da agricultura em Rondônia. Em ma

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (17), o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108, que pro

Gente de Opinião Domingo, 22 de março de 2026 | Porto Velho (RO)