Sexta-feira, 10 de julho de 2015 - 13h01
Segundo maior produtor de café conilon do País, o Estado de Rondônia se prepara para bater um recorde nesta safra de 2015, com a produção de 1.856,8 milhão de sacas, superando o resultado do ano passado em 379,5 mil sacas. A informação é da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e consta do seu relatório se monitoramento agrícola, apurado até junho de 2015, que desenha um crescimento percentual de 25,7%.
A estimativa da companhia, na verdade, apenas confirma as informações do secretário da Agricultora de Rondônia (Seagri), Evandro Padovani, que comemorou os números, lembrando que eles refletem a estratégia do Governo de aumentar a produção simultaneamente com a redução da área plantada. Para ele, este desempenho da cafeicultura rondoniense é o resultado de vários fatores, como o emprego de tecnologia em todas as fases de produção, e principalmente do uso de material clonal na produção de mudas (modificação genética).
Segundo o secretário, o Estado contou com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que desenvolveu especialmente para Rondônia uma cultivar, um novo tipo de café – BRS Ouro Preto – com adaptabilidade e condições propícias ao solo e clima da região, além naturalmente da adoção de técnicas especiais de irrigação e adubação que foram disseminadas entre alguns dos 22 mil produtores de café conilon no Estado de Rondônia. Importa esclarecer também que o café clonal, modificado geneticamente, além de mais resistente a pragas e doenças, apresenta uma produtividade superior ao café convencional, o que é um fator a considerar neste desempenho produtivo da cafeicultura estadual.
Com tradição no cultivo do café, Rondônia tem atualmente uma área de mais de 95 mil hectares ocupadas com lavouras de café, que elegeu, pela ordem, os municípios de Cacoal, São Miguel do Guaporé, Alta Floresta, Machadinho, Nova Brasilândia, Ministro Andreazza, Alto Alegre, Alvorada, Buritis, Seringueiras, Ji-Paraná, Novo Horizonte e Santa Luzia, como os maiores produtores, respondendo juntos por 93% da produção total de café conilon do Estado.
Na verdade, o resultado que o Estado está obtendo nesta safra poderia ser ainda maior, visto que neste universo de 22 mil produtores estabelecidos em 95 mil hectares de área cultivada, apenas 9% deles estão adotando tecnologias e práticas culturais, como o emprego de cultivares melhoradas, controle fitossanitário (doenças e pragas), adubação, irrigação, condução de copa e boas práticas de colheita e pós-colheita.
O relatório da Conab indica, por fim, que esta alta performance na produção de café em Rondônia contou também com outros fatores considerados essenciais à produção, entre eles a assistência técnica proporcionada pelo Estado (Seagri e Emater) e condições climáticas favoráveis – a ocorrência de chuvas em julho, agosto e setembro de 2014, que proporcionou uma boa florada e a frutificação adequada das lavouras.
Fonte
Texto: Cleuber R Pereira
Fotos: Renata Silva - Embrapa
Decom - Governo de Rondônia
Sábado, 21 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia
A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), um Projeto de Lei (PL) que assegura alimentação

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) segue avançando com ações concretas em prol do fortalecimento da agricultura em Rondônia. Em ma

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (17), o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108, que pro

Delegado Camargo destaca a entrega de 38 veículos para APAEs de Rondônia
Em entrevista recente, o deputado estadual Delegado Camargo (Republicanos) relembrou uma das principais ações do início de seu mandato: a destinação
Sábado, 21 de março de 2026 | Porto Velho (RO)