Terça-feira, 29 de novembro de 2011 - 15h04
A coordenadora de Regularização Fundiária Urbana do Estado de Rondônia, Quílvia Carvalho, esteve representando o governador Confúcio Moura, onde ministrou uma palestra sobre as experiências da regularização fundiária urbana. Segundo Quílvia, Rondônia é considerada o modelo neste tipo de regularização. ”Os estados da Amazônia Legal irão acompanhar nossos trabalhos e aplicar em seus estados este modelo que vem dando certo em Rondônia”, disse Quílvia.
Para Quílvia é importante que a regularização seja feita com sustentabilidade. “A sustentabilidade anda de mãos dadas com a legalidade. A legalidade do trabalho, da produção, do uso das florestas e dos rios, da legalidade da moradia e da propriedade são condições indispensáveis a sustentabilidade”, disse.
De acordo com a coordenadora, 500 mil imóveis em Rondônia não possuem documentação. Para mudar essa realidade, através da formulação de planos estratégicos de desenvolvimento sustentável e seus desdobramentos em políticas públicas setoriais e de base territorial, o governador Confúcio Moura assinou o termo de cooperação técnica com a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), que possibilitou Rondônia a dar os primeiros passos para a Regularização Fundiária Urbana.
O parlamentar conclamou os governadores, senadores e deputados federais, presentes a uma firme iniciativa, exigindo do Governo Federal uma política clara de desenvolvimento para a Amazônia. No encerramento do encontro foi elaborada e aprovada com apoio dos parlamentares estaduais a Carta Manaus, considerada um importante instrumento para o desenvolvimento aliado a sustentabilidade da Região Amazônica.
Fonte: Decom
Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Incentivo fiscal à cultura em Rondônia ganha reforço com indicação de Cláudia de Jesus
A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou indicação à Secretaria de Estado de Finanças (Sefin) e à Secretaria de Estado da Juventude, Cul

Deputada federal Cristiane Lopes defende mais mulheres na política durante evento do TRE-RO
A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos-RO), uma forte defensora da maior participação feminina na política, com atuação voltada ao fortalecimen

Célio Lopes se filia ao União-Brasil e lança pré-candidatura a deputado federal
O advogado Célio Lopes, 34 anos, assinou nesta terça-feira (31) sua filiação ao União-Brasil, em cerimônia realizada em Brasília. A adesão foi abona

A educação de Cacoal recebe um importante reforço com a destinação de mais de R$ 3 milhões para obras em escolas da rede municipal. O recurso, viabi
Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)