Segunda-feira, 17 de novembro de 2014 - 09h30
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Porto Velho (Samu) lança o projeto 'Samuzinho nas escolas’, no dia 18 de novembro, às 09 horas, para cerca de 350 crianças do Colégio JK I, na Rua José Amador dos Reis. O objetivo é diminuir a quantidade de trotes e explicar às crianças a importância do serviço que é usado para socorrer pessoas doentes e com risco de morte.
Segundo Mara Benedicta Rezende Correia, diretora do Samu e mestre em urgência e emergência, o serviço recebe uma média de 1200 ocorrências por mês e a maior incidência de trotes vem de crianças. "Elas muita das vezes, por não saber a importância, passam trote e acabamos por disponibilizar uma equipe que ao atender a ocorrência descobre que não é nada. E hoje ainda temos escolas com orelhão e o número 192 é conhecido, inclusive das crianças. Além disso, os trotes nos impedem de executar melhor o serviço de atendimento de emergência e emergência", afirma Mara Benedicta.
Mara explica que durante o projeto Samuzinho, as crianças aprendem quando podem ligar para o serviço, identificar sentenças de perigo e passar noções de primeiros socorros. “Este é um projeto-piloto. Em 2015 ele vai entrar para o calendário do município. Vamos ensinar de forma lúdica o que eles podem fazer até a equipe chegar em sua casa”, disse Mara.
A cartilha do Samuzinho foi desenvolvida pelos funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. O documento ensina a identificar situações de perigo como: Forte dor no peito; Queimaduras graves; Envenenamento; Acidente de trânsito com vítimas; Desmaios, Convulsões; Quedas, Fraturas, Atropelamento Sangramento, afogamento e Agressão Física.
O evento contará com a presença do prefeito Mauro Nazif, dos secretários municipais de Educação, Francisca das chagas e de Saúde, Domingos Sávio.
Fonte: Rebeca Barca
Segunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia
A Justiça Eleitoral de Rondônia prepara o lançamento do Projeto Campanha Legal, uma iniciativa de orientação voltada a candidatos, partidos político

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia
A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), um Projeto de Lei (PL) que assegura alimentação

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) segue avançando com ações concretas em prol do fortalecimento da agricultura em Rondônia. Em ma

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (17), o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108, que pro
Segunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)