Porto Velho (RO) quinta-feira, 19 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Segurança da navegação no rio Madeira são discutidas PVH


Representantes da Marinha do Brasil, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Sociedade dos Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph), Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária (Fenavega) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) se reuniram na última quinta-feira (19) para definir planos para conter e minimizar os riscos que os troncos causam à navegação no rio Madeira.

Gente de Opinião

Grupo busca solução para troncos e galhos no rio Madeira

A exploração do rio como via navegável já é realizada há mais 100 anos, quando eram transportadas as drogas do sertão, e posteriormente os materiais que chegaram para construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Atualmente é utilizada para escoar graneis, madeira, carnes e importar produtos, como fertilizantes e derivados de petróleo.

Segundo estudos da Fenavega, são transportados cerca de 12 milhões de toneladas de produtos pelo rio Madeira, com valor inestimável de cargas, equipamentos e tripulantes. “A federação tem chamado a atenção para este tema há algum tempo, pois o risco de acidentes é iminente, uma vez que já aconteceram, inclusive com vítimas fatais, o que é ainda mais grave. São balsas construídas com aço naval que são perfuradas por troncos com tamanha facilidade, causando danos e perdendo eficiência”, declarou Jeannie Cavalcante, representante da Fenavega.

O diretor presidente da Soph, Leudo Buriti, defendeu a retirada da madeira para ser utilizada de forma comercial ou social. “Penso que não devemos mais jogar o problema para quem está a jusante do primeiro. A Usina Hidrelétrica de Jirau recebe esses troncos e repassa para Usina Santo Antônio, que retém e depois libera em grande quantidade, provocando o fenômeno “boiada” de galhos e troncos, que primeiramente engatam no porto de passageiros do Cai N’água e, posteriormente, no Porto Público. O investimento é da ordem de R$ 500 mil/ano só para retirar e deixá-los seguir o curso novamente. É completamente inviável”, disse Leudo.

Paulo Cunha, chefe da unidade da Antaq em Rondônia, propôs ao grupo a revisão das licenças ambientais das usinas e a legislação ambiental vigente. “Não podemos fazer do risco um hábito e conviver normalmente com ele. Precisamos elaborar planos sustentáveis para resolver a situação e sensibilizar o Ibama [Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis] para esta bandeira”, reforçou Cunha.


Fonte
Texto: Rafaela Schuindt
Fotos: Rafaela Schuindt
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

O deputado estadual Delegado Lucas (PL) apresentou, nesta semana, uma indicação ao governo de Rondônia solicitando a avaliação da possibilidade de r

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho, será a sede para o 1º Pacto do Legislativo do Estado de Rondônia, oferecido pela União de Câ

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) protagonizou um momento marcado por emoção, conquistas e novos começos durante a cerimônia de c

Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis

Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo de Rondônia solicitando, com urgência, o reforço no quadro de servido

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)