Terça-feira, 12 de agosto de 2014 - 11h44
A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) promoveu na última sexta-feira (08), a pré-conferência da Agricultura da zona Urbana de Porto Velho. Os trabalhos foram desenvolvidos no Teatro Banzeiros e a solenidade de abertura aconteceu com a presença do prefeito, Mauro Nazif, dos secretários municipais da Agricultura e da Educação, respectivamente, Leonel Bertolin e Francisca das Chagas (Professora Chaguinha) e do vereador e presidente da Comissão da Agricultura na Câmara Municipal, Jurandir Bengala.
O evento encerrou a série de oito pré-conferências promovidas pela Semagric, que cobriu todas as regiões do município. O prefeito elogiou a iniciativa. “Nunca houve uma ação como esta, com um levantamento tão detalhado das necessidades e das intenções dos agricultores, pecuaristas e demais fomentadores do agronegócio de nossa região. Isso nunca aconteceu na história do município e nem na do estado. Tal ação merece reconhecimento. Esperamos que os debates promovidos pelas pré-conferências alimentem uma nova visão para o agronegócio em nossa região”, disse o prefeito.
Os resultados dos debates das pré-conferências serão retomados no dia 14 de agosto, quando será realizada, no Teatro Banzeiros, a I Conferência Municipal da Agricultura e Abastecimento do Município de Porto Velho. O evento reunirá cinco delegados de cada uma das pré-conferências já realizadas para discutirem sobre a formação de um documento final a ser encaminhado para o Gabinete do Prefeito. Por meio dos trabalhos de técnicos da Procuradoria Geral do Município (PGM), Semagric, Gabinete do Prefeito e de outros segmentos da estrutura administrativa municipal, será montado um anteprojeto de lei, que uma vez recebendo a aprovação do prefeito, será enviado à Câmara Municipal para votação.
O que se pretende ao final de tudo é a formulação de uma lei municipal que regulamente investimentos em programas apontados pelos produtores como os mais adequados e necessários nas diversas regiões. Os programas passarão a ser obrigatoriamente incluídos nos Planos Plurianuais da Prefeitura de Porto Velho (PPAs). “Isso deverá dar ao município uma nova direção quanto às suas relações com a agricultura e com o agronegócio em geral. Temos vivido sempre à base de ciclos econômicos, mas agora queremos estabelecer uma caminhada nova e linear para nossa política econômica. O agronegócio tem sido reconhecido como o nosso melhor caminho para isso”, destacou Nazif.
Fonte: Renato Menghi
Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Alta do diesel pressiona campo e Ismael Crispin cobra medidas para proteger setor produtivo em RO
O aumento do preço do diesel tem agravado a situação do setor produtivo em Rondônia e levado o deputado estadual Ismael Crispin (PP) a intensificar

Ieda Chaves defende mais mulheres nos espaços de poder em encontro na DPE-RO
Em alusão ao mês dedicado às mulheres, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) foi a convidada especial, na última quinta-feira (19), em uma

Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia
A Justiça Eleitoral de Rondônia prepara o lançamento do Projeto Campanha Legal, uma iniciativa de orientação voltada a candidatos, partidos político

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia
A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), um Projeto de Lei (PL) que assegura alimentação
Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)