Quinta-feira, 9 de agosto de 2007 - 11h55
A grande ocorrência de casos de gravidez precoce, uso de drogas, prostituição infantil e violência doméstica registrada no distrito de Jaci-Paraná, nos últimos meses, motivou a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Porto Velho a realizar uma força tarefa no local. De 13 a 16 de agosto a população receberá palestras, oficinas e orientações de profissionais de saúde.
A ação vai acontecer simultaneamente nas escolas municipais Joaquim Vicente Rondon e Cora Coralina e na escola estadual Maria Nazaré. O objetivo é mobilizar todos os moradores. Enquanto os adultos e adolescentes participam das palestras e oficinas, as crianças de até nove anos vão participar de atividades recreativas, de saúde bucal e outras orientações adequadas para suas idades, explica a chefe da Divisão de Saúde Escolar (Dise) da Semed, Valdete da Silva Leite.
Segundo Valdete, a realização da ação foi motivada pelos relatos de professores e moradores do distrito, de que o número de adolescentes grávidas, de jovens se drogando e outros problemas tem aumentado muito nos últimos meses. Decidimos agir antes que o problema se agrave, visando principalmente minimizar a ocorrência de novos casos, diz a secretária municipal de Educação, Epifânia Barbosa da Silva.
Além de palestras e oficinas, durante a programação também será efetuada aferição de pressão arterial, teste de glicemia e medição de peso e altura. Também participam da força tarefa a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), as secretarias estaduais de Saúde (Sesau) e Educação (Seduc), Serviço Social do Comércio (Sesc), Comitê de Entidades de Combate à Fome e Pela Vida (Coep), Federação Rondoniense de Mulheres (Ferom), Associação de Mulheres Madre Teresa de Calcutá da Amazônia Ocidental Amatec, Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), Universidade Federal de Rondônia (Unir) e Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Maria do Anjos.
Fonte: Ascom
Domingo, 15 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
A agricultura familiar de Jaru (RO) ganhou um importante reforço com a entrega de implementos agrícolas viabilizados com o apoio da deputada federal

Ministro do STJ recebe título honorífico da Assembleia Legislativa de Rondônia
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Benedito Gonçalves, recebeu o Título Honorífico de Cidadão do Estado de Rondônia, durante soleni

Eleições 2026: Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal
Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal pelo PT-Rondônia. De acordo com informações extraoficiais, o nome de Cujui está sendo cogitado para p

Deputado Pedro Fernandes recebe equipe da OCB para tratar de demandas do cooperativismo em Rondônia
O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) recebeu em seu gabinete na Assembleia Legislativa, representantes da equipe jurídica da Organização das Co
Domingo, 15 de março de 2026 | Porto Velho (RO)