Terça-feira, 14 de julho de 2009 - 20h48
Prefeitos de Rondônia já estão em Brasília para a XII Marcha em Defesa dos Municípios, iniciada hoje. A programação teve agenda alterada porque o presidente Lula não pode estar com os prefeitos, o que ocorrerá amanhã, por volta de 11 h, no Hotel Alvorada.
O dia de hoje foi utilizado também pelos prefeitos para visita a parlamentares e ministérios. Estiveram com a senadora Fátima Cleide (PT-RO) os prefeitos Cloreni Matt (Santa Luzia); Padre Tom (Alto Alegre dos Parecis); Roberto Sobrinho (Porto Velho); Padre Franco Vialetto (Cacoal) e Augusto Plaça (Pimenta Bueno). 
A senadora Fátima disse que apóia a principal reivindicação dos prefeitos na Marcha, que é a definição de um percentual de gastos, pela União, para a saúde. Esta reivindicação é crucial, os prefeitos têm toda razão. Eles estão gastando muito aquém do previsto constitucionalmente para os municípios, e a União deve contribuir. A Câmara pode estabelecer isso, mas está demorando demais, disse a senadora, lembrando que o Senado fez sua parte ao regulamentar a emenda 29, destinando dinheiro para a saúde.
Os municípios, lembrou também a senadora, são as instâncias de governo que ficam com a menor parte dos impostos, e por isso é imprescindível uma plena e respeitosa colaboração com Estados e União. Há realmente a necessidade de se discutir o pacto federativo. Em governos passados as ações foram cada vez mais descentralizadas, repassadas para os municípios, entretanto os recursos não foram na mesma proporção.
Fonte: Mara Paraguassu
Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Alta do diesel pressiona campo e Ismael Crispin cobra medidas para proteger setor produtivo em RO
O aumento do preço do diesel tem agravado a situação do setor produtivo em Rondônia e levado o deputado estadual Ismael Crispin (PP) a intensificar

Ieda Chaves defende mais mulheres nos espaços de poder em encontro na DPE-RO
Em alusão ao mês dedicado às mulheres, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) foi a convidada especial, na última quinta-feira (19), em uma

Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia
A Justiça Eleitoral de Rondônia prepara o lançamento do Projeto Campanha Legal, uma iniciativa de orientação voltada a candidatos, partidos político

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia
A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), um Projeto de Lei (PL) que assegura alimentação
Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)