Sexta-feira, 22 de agosto de 2008 - 17h06
Mais de cem mil moradores dos populosos bairros da zona leste de Porto Velho estão sendo prejudicados por sucessivos "blackouts". Em menos de trinta dias, aconteceram seis interrupção no fornecimento de energia, no período noturno: "o primeiro foi na noite da abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim. Foram mais de duas horas de escuridão. Seguiram-se outros, mais repetidos a partir do dia 18 deste mês. Na noite de quinta-feira (21/08), o corte aconteceu às 20hs55 minutos. A energia voltou, trinta minutos depois, apenas com uma fase, impossibilitando funcionamentos de aparelhos eletrônicos, durante tempo indeterminado. Seria coincidência ou covariação entre seguidos "blackouts" e o início do horário eleitoral gratuito", questionou o morador Theodorico Fernandes. Outras denúncias foram confirmadas na programação matinal da rádio Caiari.
PREJUÍZOS DIVERSOS
Os consumidores contabilizam prejuízos variados: eletrodomésticos danificados ou queimados; interrupção nos pronto-atendimentos das policlínicas municipais Hamilton Godin e José Adelino e postos de saúde; interrupção ou suspensão de aulas em escolas da prefeitura e do estado e nas faculdades Uniron, Faro e Unipec.
AUMENTO DA CRIMINALIDADE
De acordo com denúncias dos moradores, a falta de energia elétrica e ausência do policiamento ostensivo (de responsabilidade da Polícia Militar) no período noturno incentivam ou multiplicam ações delituosas contra a população: aparelhos de vigilância eletrônica ficam desativados em residências e comércios; aumentam ocorrências ou estatísticas de furto; roubos; assaltos; narcotráfico; estupros; vandalismo e outras ações delituosas que também atingem ou prejudicam freqüentadores da paróquia São Tiago Maior e templos das Igrejas Universal do Reino de Deus, Assembléia de Deus e Deus é Amor, instaladas nos bairros Tancredo Neves, JK, Socialista, São Francisco e Jardim Santana.
"NÃO TEM EXPLICAÇÃO"...
Os moradores da zona leste estão a requerer explicações às Centrais Elétrica de Rondônia S/A -Ceron e Elétricas do Norte do Brasil S/A Eletronorte. Querem saber se a medonha escuridão ou trevas reinantes em noites não iluminadas por astros celestes estão sendo arquitetadas nessas empresas de capital misto ou ocorrem por conta de acidentes, danos em equipamentos ou planejamento contrário à luz do dia.
Fonte: Abelardo Jorge
Quarta-feira, 18 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) protagonizou um momento marcado por emoção, conquistas e novos começos durante a cerimônia de c

Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo de Rondônia solicitando, com urgência, o reforço no quadro de servido

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 47/2023), que trata da transposição de servidores dos ex-territórios para a folha da União, avançou na Câma

Deputado Pedro Fernandes destina R$ 1,7 milhão para cirurgias eletivas em Ariquemes
O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 1.700.000,00 (um milhão e setecentos mil reais) para a Pref
Quarta-feira, 18 de março de 2026 | Porto Velho (RO)