Porto Velho (RO) terça-feira, 24 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Superintendência Regional do Trabalho realiza palestra sobre assédio moral



A Superintendência Regional do Trabalho em Rondônia realiza a palestra “Assédio Moral e Sexual no Ambiente de Trabalho”  na cidade de Ariquemes no próximo dia 24, às 16 horas, no auditório da Associação Comercial e Industrial daquele município, situada à Av. JK , n° 1369. A palestra será ministrada pelo auditor fiscal do Trabalho, Wilmo Alves.

A Superintendência desde o início do mês de julho vem realizando palestras para trabalhadores, empresários e líderes sobre “Assédio Moral e Sexual no Ambiente de Trabalho”.

Esse trabalho de conscientização sobre o comportamento ético na relação entre líderes e integrantes , e, integrantes e integrantes, começou  quando o Consorcio Santo Antônio Civil convidou a Superintendência do Trabalho e Emprego em Rondônia para ministrar palestras sobre “Assédio Moral e Sexual no Ambiente  de Trabalho”, para empregados e gestores do Consórcio.

As palestras, no Consórcio Santo Antônio Civil, foram ministradas em 8 turmas pelo auditor fiscal do Trabalho, Wilmo Alves, que em uma hora de apresentação discorre sobre as características do assédio moral e sexual;  conceito de humilhação; fases da humilhação; estratégias do agressor; as manifestações do assédio moral; perfil do assediador; como evitar a humilhação; definição e características do assédio sexual, e outros pontos concernente ao tema.

O superintende regional do Trabalho em Rondônia, Ruy Motta, disse que essas ações de conscientização é uma proposta do Ministério do Trabalho e Emprego visando dotar o trabalhador e também o empregador de seus direitos e deveres.  Ruy inclusive alertou para o detalhe que o Assédio Sexual é crime conforme preceitua o Código Penal no seu  art. 216-A, com redação dada pela Lei nº 10.224, de 15 de maio de 1991.

Rui Motta explicou que “a violência moral e a sexual no ambiente do trabalho não são um fenômeno novo. As leis que tratam do assunto ajudaram a atenuar a existência do problema, mas não o resolveram de todo. Há a necessidade de conscientização da vítima e do agressor(a), bem como a identificação das ações e atitudes, de modo a serem adotadas posturas que resgatem o respeito e a dignidade, criando um ambiente de trabalho digno,  gratificante e propício a gerar produtividade”.

Fonte: SRTE/RO

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alta do diesel pressiona campo e Ismael Crispin cobra medidas para proteger setor produtivo em RO

Alta do diesel pressiona campo e Ismael Crispin cobra medidas para proteger setor produtivo em RO

O aumento do preço do diesel tem agravado a situação do setor produtivo em Rondônia e levado o deputado estadual Ismael Crispin (PP) a intensificar

Ieda Chaves defende mais mulheres nos espaços de poder em encontro na DPE-RO

Ieda Chaves defende mais mulheres nos espaços de poder em encontro na DPE-RO

Em alusão ao mês dedicado às mulheres, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) foi a convidada especial, na última quinta-feira (19), em uma

Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia

Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia

A Justiça Eleitoral de Rondônia prepara o lançamento do Projeto Campanha Legal, uma iniciativa de orientação voltada a candidatos, partidos político

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), um Projeto de Lei (PL) que assegura alimentação

Gente de Opinião Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)