Quinta-feira, 22 de maio de 2014 - 07h01
Dentro do intercâmbio de informações e experiências que tem realizado com outros Tribunais de Contas, visando o aprimoramento do sistema de controle externo do Brasil, o TCE de Rondônia recebe nesta semana a visita de técnicos da área de tecnologia da informação (TI) do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG).
Participam do intercâmbio, a diretora de TI do TCE mineiro, Cristiana Siqueira Veloso, o supervisor Breno de Assis Soares e o analista de sistemas Douglas Adriano Silva. Eles foram recepcionados no TCE-RO pelo conselheiro Edílson de Sousa, coordenador do Comitê Executivo de Tecnologia de Informação e Comunicação (Cetic), acompanhado do secretário-geral de Controle Externo, José Luiz do Nascimento, e do secretário de Informática, Marcelo Rech.
Durante as reuniões de trabalho realizadas, incluindo uma explanação nesta terça-feira (21) no Gabinete da Presidência para membros e servidores do TCE-RO, a comitiva do TCE-MG pôde apresentar as soluções tecnológicas utilizadas por aquela Corte e também conhecer um pouco da estrutura e dos sistemas da Corte de Contas rondoniense, incluindo os benefícios proporcionados não só para os jurisdicionados, mas a toda população.
Entre os programas apresentados pelos técnicos mineiros, estão o Sistema de Fiscalização dos Atos de Pessoal (Fiscap) e o Minas Transparente, um portal que reproduz informações oficiais de todos os municípios daquele estado, com base nas declarações transmitidas, periodicamente, ao sistema informatizado do TCE-MG.
Para o conselheiro Edílson de Sousa, a visita dos técnicos do TCE-MG a Rondônia compõe o esforço nacional empreendido pelos Tribunais de Contas, visando difundir experiências e iniciativas relevantes na área de TI que podem ser aproveitadas. “Essa troca de experiências é muito importante, já que passa pela possibilidade de adoção dessas melhores práticas a viabilização de uma necessidade premente dos Tribunais de Contas, que é a virtualização dos processos”, disse.
Fonte: Ascom
Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputa Cláudia de Jesus destina R$ 2,2 milhões para construção de UBS em Nova Londrina
A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) destinou R$ 2,2 milhões para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no distrito de Nova Londrin

Alex Redano solicita operação tapa-buracos em rodovias na região central de RO
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo de Rondônia solicitando, em caráter de urgência, a realização de oper

Em uma cerimônia marcada por emoção, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da certificação das alunas do projeto PCD+ Mães

Alta do diesel pressiona campo e Ismael Crispin cobra medidas para proteger setor produtivo em RO
O aumento do preço do diesel tem agravado a situação do setor produtivo em Rondônia e levado o deputado estadual Ismael Crispin (PP) a intensificar
Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)