Terça-feira, 29 de maio de 2012 - 20h01
Os presidentes do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Benjamin Zymler, e do Senado Federal, senador José Sarney, e a primeira vice-presidente da Câmara dos Deputados, deputada Rose de Freitas, assinaram, na última quinta-feira, termo de cooperação técnica entre as ouvidorias dos três órgãos. A cerimônia foi realizada na Sala de Audiências da Presidência do Senado Federal e contou com a participação dos ouvidores do Senado Federal, senador Flexa Ribeiro, e do TCU, Eduardo Murici, além de autoridades dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
O acordo tem por objeto a estruturação e o funcionamento de rede de relacionamento entre as casas, compreendendo o intercâmbio de informações, a cooperação técnico-científica, a articulação de esforços, a formação de parceria estratégica e a definição de diretrizes comuns, por meio do estabelecimento de compromissos e ações conjuntas, bem como viabilizar o apoio a ações de atendimento aos cidadãos no âmbito de cada ouvidoria. Com isso, o Poder Legislativo se estrutura para fazer face às exigências da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) de forma transparente e articulada.
Benjamin Zymler destacou a importância do acordo celebrado e lembrou que a experiência de quase 11 anos da Ouvidoria do TCU, superando os 15 mil atendimentos, poderia ser de grande valia na implementação do convênio com o Senado e a Câmara. O presidente também lembrou a recente edição da Lei de Acesso à Informação e o desafio dos órgãos em cumprir as exigências do dispositivo. “Estamos aprendendo a lidar com essa lei, que é muito importante, e tem como grande virtude a transparência. E esse acordo vai nos ajudar no cumprimento da lei”, declarou.
José Sarney assinalou que o acordo permitirá “uma sinergia entre nossas casas, criando um esforço de transparência e interatividade com os cidadãos”. Ele observou que, no momento, com a vigência da Lei de Acesso à Informação, as ouvidorias do Legislativo tiveram seu papel aumentado e enriquecido, e sua expectativa é de que o convênio incremente o intercâmbio de informações entre os órgãos e a cooperação técnico-científica, estabelecendo compromissos e ações conjuntas. A deputada Rose de Freitas enfatizou que “com esse acordo, o Parlamento vai ao encontro da sociedade”.
Fonte: TCU
Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Euma Tourinho se filia ao Podemos e se consolida como pré-candidata a deputada federal por Rondônia
A ex-magistrada Euma Tourinho oficializou sua filiação ao Podemos, reforçando sua atuação política em Rondônia e consolidando seu nome como pré-cand

Jaime Gazola se filia ao Podemos e mira vaga na Câmara Federal por Rondônia
O atual secretário municipal de Saúde de Porto Velho, Jaime Gazola, oficializou sua filiação ao Podemos em um momento marcado por avanços na área da

O campo virou sala de aula. E daquelas vivas, com cheiro de terra e cacau. O Sebrae em Rondônia realizou, na última sexta-feira (27), o Dia de Campo

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira
O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) participou do lançamento oficial da Agroari – Feira do Agronegócio de Ariquemes, evento que destaca a impo
Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)