Quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017 - 20h27
O Tribunal de Contas da União (TCU) irá analisar as garantias dadas pela União em contratos de empréstimos de estados e municípios. A auditoria foi proposta pela ministra Ana Arraes na sessão de hoje (1º), e a fiscalização será feita pela Secretaria de Macroavaliação Governamental (Semag) do TCU.
A ministra lembrou que, em 2012, o TCU apurou que a União estava concedendo garantias a estados e municípios com fraca capacidade de pagamento e apontou os riscos de tal procedimento “Assim, a União permitiu que estados e municípios se endividassem no momento em que muitos deles já enfrentavam sérios problemas fiscais e agora está sendo obrigada a arcar com as consequências dessa política”, disse Ana Arraes.
Nos contratos de empréstimos de estados e municípios, a União entra como garantidora e, em caso de inadimplência, tem que honrar o pagamento ao credor. Em troca, pode reter transferências de Fundo de Participação dos Estados (FPE) ou do Fundo de Participação dos Municípios para ressarcir os cofres federais.
Segundo a ministra, recentemente o estado do Rio de Janeiro conseguiu uma liminar no Supremo Tribunal Federal para impedir a União de reter parte do FPE para ressarcir as garantias honradas. “Tal situação pode vir a se agravar, já que o quadro fiscal dos entes federados não dá sinais de recuperação a curto prazo e a União é garantidora de um volume expressivo de empréstimos de estados e municípios", diz Ana Arraes.
Terça-feira, 17 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo de Rondônia solicitando, com urgência, o reforço no quadro de servido

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 47/2023), que trata da transposição de servidores dos ex-territórios para a folha da União, avançou na Câma

Deputado Pedro Fernandes destina R$ 1,7 milhão para cirurgias eletivas em Ariquemes
O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 1.700.000,00 (um milhão e setecentos mil reais) para a Pref

Eleições 2026 - Plenária de Mulheres do PT debate fortalecimento de candidaturas femininas
No último sábado, 14 de março, a Secretaria Estadual de Mulheres do PT realizou a Plenária de Mulheres Petistas, Regional Madeira Mamoré. "Democraci
Terça-feira, 17 de março de 2026 | Porto Velho (RO)