Porto Velho (RO) terça-feira, 31 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

UGT PARTICIPA DE SEMINÁRIO DA ODM EM PORTO VELHO


UGT PARTICIPA DE SEMINÁRIO DA ODM EM PORTO VELHO - Gente de Opinião 

A UGT –União Geral dos Trabalhadores participou do Seminário Estadual de Divulgação do 4º Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODM, realizado no Rondon Palace Hotel, no dia 13 de maio, que teve o objetivo de aumentar o número de filiados a ODM para garantir o sucesso desse grande projeto humanitário que tem oito iniciativas.
 

 São elas:

  • ACABAR COM A FOME E MISÉRIA;
  • EDUCAÇÃO BÁSICA DE QUALIDADE PARA TODOS;
  • IGUALDADE ENTRE SEXOS E VALORIZAÇÃO DA MULHER;
  • REDUZIR A MORTALIDADE INFANTIL;
  • MELHORAR A SAÚDE DAS GESTANTES;
  • COMBATER A AIDS, MALÁRIA E OUTRAS DOÊNÇAS;
  • QUALIDADE DE VIDA E RESPEITO AO MEIO AMBIENTE;
  • TODO MUNDO TRABALHANDO PELO DESENVOLVIMEMNTO.
     

A participação social tem sido fundamental para o alcance desses objetivos, já que a sociedade civil ajuda a zelar pela justiça e equidade que devem nortear as políticas públicas. Além disso, a participação, a democracia e os direitos humanos são elementos-chave da Declaração do Milênio, e os ODM foram estipulados justamente para assegurar o direito de todos no desenvolvimento.

 O presidente da UGT-RO, Dênis de Oliveira, disse que a participação de todos é de grande importância para o sucesso e o alcance dos objetivos.  “Incentivar, valorizar e dar maior visibilidade a práticas bem sucedidas que seja referência de política pública para a sociedade e os governos, é importante que governos municipais e organizações da sociedade civil se engajem neste projeto de muita grandeza, e a UGT estará apoiando e participando da ODM”, afirmou Dênis.

Segundo o assessor da Secretaria Nacional de Estudos e Pesquisas Político-Institucionais da Presidência da República, Ubirajara Augusto, o governo federal assumiu o compromisso de trabalhar para que as Metas do Milênio sejam alcançadas. Diante disso, foi criado o movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, onde reúne representantes de diversos setores da sociedade civil: empresas, sindicatos, governos, associações de classe e entidades do terceiro setor.

 Para incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos ODM, o governo federal criou o Prêmio ODM Brasil. É uma iniciativa pioneira no mundo e foi lançado em 2004. A ação conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e de um conjunto de empresas e associações do setor privado. A coordenação técnica do Prêmio é de responsabilidade do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Ainda sobre o Prêmio, Ubirajara explica que são realizados diversos seminários em  todo o Brasil. Para ele, cada vez mais as entidades e os cidadãos estão interessados nas Metas. “Todos estão querendo que esses objetivos sejam alcançados. Mas é preciso que essa consciência seja adotada por todos os brasileiros. As entidades têm que trabalhar, mas se o cidadão não fizer a parte dele, não haverá mundo melhor”, diz. Ubirajara ressalta que se o cidadão deixar de jogar a bituca do cigarro na rua, já está contribuindo para um mundo melhor, por exemplo.  “Tem situações que é de responsabilidade do poder público, mas a sociedade não pode só esperar pelo poder público”, diz.

  Fonte:TV supren / Luiz Carlos Ribeiro
www.portalodm.org.br

 
 
  

Gente de OpiniãoTerça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Euma Tourinho se filia ao Podemos e se consolida como pré-candidata a deputada federal por Rondônia

Euma Tourinho se filia ao Podemos e se consolida como pré-candidata a deputada federal por Rondônia

A ex-magistrada Euma Tourinho oficializou sua filiação ao Podemos, reforçando sua atuação política em Rondônia e consolidando seu nome como pré-cand

Jaime Gazola se filia ao Podemos e mira vaga na Câmara Federal por Rondônia

Jaime Gazola se filia ao Podemos e mira vaga na Câmara Federal por Rondônia

O atual secretário municipal de Saúde de Porto Velho, Jaime Gazola, oficializou sua filiação ao Podemos em um momento marcado por avanços na área da

Deputado Ribeiro do Sinpol apresenta indicação para concessão de desconto no IPVA a doadores de sangue

Deputado Ribeiro do Sinpol apresenta indicação para concessão de desconto no IPVA a doadores de sangue

O campo virou sala de aula. E daquelas vivas, com cheiro de terra e cacau. O Sebrae em Rondônia realizou, na última sexta-feira (27), o Dia de Campo

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) participou do lançamento oficial da Agroari – Feira do Agronegócio de Ariquemes, evento que destaca a impo

Gente de Opinião Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)