Segunda-feira, 20 de outubro de 2014 - 08h10
Duas unidades demonstrativas inauguradas pela prefeitura de Porto Velho no distrito de Rio Pardo esta semana vão fortalecer a produção de café e a bovinocultura leiteira. Além de implantar as unidades, o Município em parceria com a Embrapa Rondônia e Emater ofereceram cursos para capacitar os produtores rurais. Os trabalhos são coordenados pela secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric).
Conforme o secretário João Leonel Bertolin (Semagric), a unidade demonstrativa de Café BRF Ouro Branco foi instalada no Sítio Espírito Santo, na Linha 03, pertencente ao agricultor Anuino Furtado. As mudas desenvolvidas pela Embrapa/RO são clones de galhos de outras espécies mais resistentes a doenças e pragas, além possibilitarem maior produtividade.
A prefeitura, através da Semagric, também construiu unidade demonstrativa do Café BRF Ouro Branco no distrito de União Bandeirantes. Outras duas unidades de Café Clonal foram implantadas em Extrema e Nova Califórnia. “A Expectativa é que a produção, atualmente de doze sacas de café por hectares, salte para 70 sacas, podendo chegar a 100”, comemora Bertolin.
Leite
Com relação a unidade demonstrativa para produção de gado leiteiro, Bertolin explica que cada área de pasto equivalente a 2,5 hectares é dividida em 11 partes iguais. Os animais, no máximo até 12 cabeças, fazem rodízio em cada parte durante trinta dias, até retornarem ao ponto de origem e começar todo processo novamente.
Cada pasto é devidamente preparado, recebe adubo e aplicação de calcário. O objetivo é aproveitar as áreas degradadas, pois desta forma evita novos desmatamentos e ainda fortalece a produção de leite, o que também significa melhoria da qualidade de vida aos produtores.
Além de Rio Pardo (Sítio São Lázaro, Linha 15), a prefeitura montou unidades demonstrativas de bovinocultura leiteira em União Bandeirantes, Porto Velho, Extrema, Nova Califórnia e Vista Alegre do Abunã. A expectativa é que nos próximos três anos a produção salte de quatro litros (atualmente) para até dez litros de leite por animal.
E o projeto Bovinocultura Leiteira não pára por ai. Segundo Leonel Bertolin, a meta é instalar tanques de resfriamento de leite e promover o melhoramento genético do rebanho.
Cursos
Ainda na ocasião, técnicos da Semagric e da Embrapa ministraram cursos de implantação da lavoura cafeeira, poda, tratos culturais, manejo de pastagem e suplementação de animais na época da seca, 250 produtores rurais se qualificaram.
Fonte: Augusto José
Segunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Alta do diesel pressiona campo e Ismael Crispin cobra medidas para proteger setor produtivo em RO
O aumento do preço do diesel tem agravado a situação do setor produtivo em Rondônia e levado o deputado estadual Ismael Crispin (PP) a intensificar

Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia
A Justiça Eleitoral de Rondônia prepara o lançamento do Projeto Campanha Legal, uma iniciativa de orientação voltada a candidatos, partidos político

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia
A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), um Projeto de Lei (PL) que assegura alimentação

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) segue avançando com ações concretas em prol do fortalecimento da agricultura em Rondônia. Em ma
Segunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)