Porto Velho (RO) sábado, 14 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Valdir Raupp acredita que licença ambiental das usinas do Madeira sairá em breve


O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) e a deputada federal Marinha Raupp (PMDB-RO) pediram mais uma vez em Brasília, às autoridades governamentais, aceleração na liberação da licença ambiental – por parte do IBAMA – para a construção das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, no rio Madeira, em Rondônia.
Em reunião hoje no gabinete da liderança do PMDB, o líder Raupp e a deputada voltaram a destacar ao presidente do IBAMA, Bazileu Alves, a importância das usinas do Madeira para Rondônia, para a região Norte e para o Brasil. “O país precisa de novas usinas hidrelétricas para evitar apagões no futuro”, afirmou o senador. Ele credita que a licença ambiental sairá muito em breve, a tempo de ser cumprido o cronograma estabelecido pelo governo.
O senador Valdir e a deputada se reuniram também nesta quinta-feira com o ministro de Minas e Energia,  Nelson José Hubner Moreira. O ministro reconheceu a importância das usinas do Madeira para o Brasil e informou que a licença ambiental do Ibama deverá sair em breve.
Para o senador Raupp e a deputada Marinha Raupp, além de gerar quase 7.000 megawatts de energia elétrica, vão fortalecer a economia de Rondônia com a geração de emprego e renda. “Sem energia elétrica não haverá crescimento econômico do país”, disse ele.  Já a deputada Marinha Raupp lembrou que os projetos das usinas do Madeira  se constituem em  uma das maiores ações do Plano de Aceleração do Crescimento(PAC) proposto pelo Governo Federal e que “nós da bancada federal estamos indo  a todos os órgãos governamentais para expor a necessidade de construção desses empreendimentos”.
O ministro interino de Minas e Energia, Nelson Hubner, destacou que a execução das obras das usinas do Madeira é uma prioridade do Governo Federal e que e os técnicos do ministério estão tomando todas as precauções em relação ao impacto ambiental. 
O presidente do Comitê Pró-Usinas do Madeira, engenheiro Jorge Luiz, disse que com a construção dessas duas usinas em Porto Velho, o Brasil pode ficar ciente de que o futuro não é só para Rondônia mas para todo o país”.
Fonte: José Ribamar

Gente de OpiniãoSábado, 14 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Agricultura fortalecida: deputada federal Cristiane Lopes viabiliza entrega de implementos e impulsiona produção rural em Jaru

Agricultura fortalecida: deputada federal Cristiane Lopes viabiliza entrega de implementos e impulsiona produção rural em Jaru

A agricultura familiar de Jaru (RO) ganhou um importante reforço com a entrega de implementos agrícolas viabilizados com o apoio da deputada federal

Ministro do STJ recebe título honorífico da Assembleia Legislativa de Rondônia

Ministro do STJ recebe título honorífico da Assembleia Legislativa de Rondônia

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Benedito Gonçalves, recebeu o Título Honorífico de Cidadão do Estado de Rondônia, durante soleni

Eleições 2026: Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal

Eleições 2026: Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal

Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal pelo PT-Rondônia. De acordo com informações extraoficiais, o nome de Cujui está sendo cogitado para p

Deputado Pedro Fernandes recebe equipe da OCB para tratar de demandas do cooperativismo em Rondônia

Deputado Pedro Fernandes recebe equipe da OCB para tratar de demandas do cooperativismo em Rondônia

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) recebeu em seu gabinete na Assembleia Legislativa, representantes da equipe jurídica da Organização das Co

Gente de Opinião Sábado, 14 de março de 2026 | Porto Velho (RO)