Domingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Vinício Carrilho

O nobre direito à escravidão


O nobre direito à escravidão - Gente de Opinião

Salvo engano da memória, ainda faltava um nobre declarar publicamente o " seu direto à escravidão".

Agora se realizou o desejo do hediondo pensamento escravista - que é, basicamente, associar "livremente" o racismo com a exploração do "trabalho análogo à escravidão" (conforme o artigo 5° da CF88).

O racismo na UFSCar é brincadeira de criança perto da declaração do "nobre", porém, o tratamento para esses casos, todos eles, tem que ser o mesmo - as mais duras penas que a lei permitir.

No caso da Universidade, assim como está presente em boa parte da classe média desprovida de qualquer Iluminismo (aquele que deveria ser ensinado na escola fundamental), há um rebote na subjetividade do despossuído (classe média), e que sonha com o senhorio: o famigerado "quartinho da empregada".

Residente no local de trabalho, o trabalhador doméstico torna-se escravo de madames. Pau pra toda obra, 24 horas por dia, a Senzala está aberta e fixada no centro da modernidade brasileira.

Esses são apenas alguns indícios de que, na Modernidade Tardia (isto é um conceito sociológico), o "nosso" capitalismo sempre esteve associado, resiliente, à escravidão. Desde o sistema de plantation.

A diferença é que hoje o dominador do quartinho da empregada ocupa o parlatório.

Haverá um dia em que sairão das tribunas diretamente para os tribunais - algemados.

É óbvio que há ironia no título, afinal, seria equivalente a se perguntar quem teria o direito de escravizar outra pessoa ou, pior, quem teria um estranhíssimo "direito de ser escravizado".

No resumo da ópera, essa é a nota de corte da "elite brasileira". O que é outra ironia porque, analfabeta de valores civilizados, sem cultura nenhuma, só repetindo o patronato ignorante de urbanidade, convivialidade, não pode ser elite de nada.

Talvez seja a nata do leite em pó desnatado, igual ao pó de sua consciência.

https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/deputado-de-sc-critica-fiscalizacoes-contra-trabalho-escravo-e-acusa-lula-de-ser-bancado-por-elas,b2935c3657be29692a5981ed01464b4di2hxc9gr.html

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fuga das “Mentes Brilhantes” - E os cérebros que ficaram, continuam pensando?

Fuga das “Mentes Brilhantes” - E os cérebros que ficaram, continuam pensando?

A produção de ciência no Brasil acontece, via de regra, nas universidades públicas. É de lá onde saem os quadros da produção científica, isto é, aqu

Mito do caramelo (1)

Mito do caramelo (1)

          O mundo inteiro sabe que o caramelo é um bem cultural, uma conquista imaterial e um patrimônio genético da humanidade. O caramelo só ocorr

Pensamento escravista no século XXI - Exploração do trabalho e a hegemônica violência contra os Direitos Humanos

Pensamento escravista no século XXI - Exploração do trabalho e a hegemônica violência contra os Direitos Humanos

       Todos os dias têm trabalho escravo acontecendo no Brasil. Todo dia está em vigência o pensamento escravista neste nosso regressivo e repressi

Mito da sala escura

Mito da sala escura

            O Mito da sala escura é meio, bastante, brasileiro. Não se confunda com o Mito da caverna, esse que tem uma enorme sofisticação filosófi

Gente de Opinião Domingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)