Quinta-feira, 11 de outubro de 2007 - 10h46
A Zona de Processamento de Exportação(ZPE) de Porto Velho foi aprovada hoje pela manhã(11.10) por unanimidade durante reunião da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo(CDR) do Senado Federal. O projeto de lei que criou a ZPE é de autoria do líder do PMDB no Senado Federal, Valdir Raupp(RO). Atuou como relator da matéria, o senador Valter Pereira(PMDB-MS).
O Senador Raupp disse que a criação dessa ZPE em Porto Velho significa o estimulo ao desenvolvimento da indústria do município e consequentemente do estado de Rondônia que precisam gerar empregos para a população visando reduzir as desigualdades sociais.
Ele lembrou que as Zonas de Processamento de Exportação(ZPE`s) se constituem em experiências exitosas em países como a China, Estados Unidos e México.Somente na China trabalham nas ZPE´s, 30 milhões de pessoas, frisou o líder peemedebista explicando que existem funcionando em todo o mundo 3 mil distritos do tipo ZPE empregando mais de 37 milhões de pessoas em 116 países.
O senador acrescentou também que as ZPE´s são áreas de livre comércio destinadas à instalação de empresas voltadas à produção de bens a serem comercializados exclusivamente como exterior e que são criadas em regiões menos desenvolvidas. A nossa preocupação ao propor essa ZPE para Porto Velho é justamente reduzir os desequilíbrios entre as unidades da federação e promover o desenvolvimento tecnológico do estado, disse o senador ao demonstrar sua satisfação com a aprovação do seu projeto no Senado.
O senador ressaltou que Porto Velho que tem uma população estimada em 312 mil habitantes terá um impacto positivo em sua economia após a implantação dessa zona de processamento.Agora, vamos lutar para que outros municípios do estado também recebam uma ZPE, concluiu o senador Raupp, explicando que a prioridade para um município sediar uma zona de comércio é estar próximo a uma área geográfica de fácil acesso ao mercado externo para o escoamento da produção.
Fonte: Ascom
Domingo, 15 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Faltando pouco mais de sete meses para as eleições majoritárias, Eduardo Girão mandou um recado no evento de pré-lançamento do seu nome pelo Partido

A agricultura familiar de Jaru (RO) ganhou um importante reforço com a entrega de implementos agrícolas viabilizados com o apoio da deputada federal

Ministro do STJ recebe título honorífico da Assembleia Legislativa de Rondônia
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Benedito Gonçalves, recebeu o Título Honorífico de Cidadão do Estado de Rondônia, durante soleni

Eleições 2026: Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal
Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal pelo PT-Rondônia. De acordo com informações extraoficiais, o nome de Cujui está sendo cogitado para p
Domingo, 15 de março de 2026 | Porto Velho (RO)