Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Samuel Saraiva

O direito a ignorância


O direito a ignorância - Gente de Opinião

O “sagrado” direito por persistir na ignorância garante a decisão estúpida que revela a essência empobrecida do homem. O atraso hereditário atravessa milênios e mantém a humanidade privada da evolução; aprisiona a mente, causando delírios e letargia.

O ato de ignorar obscurece o discernimento, agride a razão, gera conflitos insanos para tormento próprio e do próximo, transformando mentiras em verdades próprias que tentam impor aos demais. Os infelizes e confundidos hipotecam pleno crédito à ilusão que a realidade os espera numa dimensão espiritual e numa enlouquecida e conveniente postura ridícula usufruem as conquistas do mundo real, enquanto esperam por benesses "celestiais" gratuitas e hipotéticas de uma presumível e improvável vida eterna.

Agem assim, desprovidos de qualquer outro mérito além da injustiça, do egoísmo, da hipocrisia, da exploração desalmada do ser humano em sua ingênua crendice.

Isso tudo resulta no desrespeito generalizado, no atropelo da moralidade, no extremismo, na intolerância geralmente vivenciados por aqueles que não compartilham a mesma fé, bem como, na vergonhosa ausência da empatia. Preocupam-se com interpretar o significado do amor, sem nunca buscar na prática seu exercício com dignidade e sinceridade.                                                        

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Frases revelam ausência de sabedoria e maturidade

Frases revelam ausência de sabedoria e maturidade

É possível aferir a maturidade ou sabedoria de alguém apenas pelas suas palavras, defende Isabel W. Cabrera, doutora em Psicologia Social. As frases

Um “quarto poder” tão ineficiente e corrupto quanto os “três poderes” do Estado

Um “quarto poder” tão ineficiente e corrupto quanto os “três poderes” do Estado

Podemos constatar o quão distante a humanidade está do estágio desejado de consciência quando observamos profissionais do jornalismo, com a respons

Utopia e loucura maculam a dignidade humana

Utopia e loucura maculam a dignidade humana

Desde tenra idade, crianças são formatadas pela cultura na qual nascem, doutrinadas sobre a existência de um Deus poderoso, bondoso, justo, implacá

Gente de Opinião Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)