Segunda-feira, 17 de janeiro de 2022 - 11h54

O ano de 2022 inicia com ações de atenção à saúde mental em Porto Velho com a chegada da campanha Janeiro Branco, que procura conscientizar a população sobre a importância de manter o bem-estar físico e mental.
A campanha iniciou na última semana com uma palestra sobre o tema aos funcionários de uma empresa da capital. Até o final de janeiro, outros estabelecimentos também receberão as equipes para conscientização do tema.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) também promoverá uma ação alusiva ao mês no dia 28, a partir das 16h, no Parque Jardim das Mangueiras, na avenida Vieira Caúla com a avenida Guaporé. Participarão profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) AD, Infanto Juvenil, além do Caps estadual Madeira Mamoré.
Com o tema “Quem cuida da mente, cuida da vida”, serão oferecidos serviços como conversa com psicólogos, teste de glicemia, aferição da pressão arterial, massoterapia, além de atividades de dança.
População pode buscar apoio nos centros de atenção psicossocial do município“Prevenir sempre será melhor que remediar, e isso pode ser iniciado com pequenos hábitos, como a realização de uma atividade física, conversas com familiares, ou diminuição do uso das redes sociais. Isso promove qualidade do sono, melhora do humor, e, consequentemente, contribui para o bem-estar”, explica a psiquiatra do Caps, Renata Agostinho.
ACOLHIMENTO
Durante o ano, a Prefeitura busca acolher a população através dos centros de atenção psicossocial. No Caps Infanto Juvenil, voltado para o público de 5 a 16 anos e 11 meses, os atendimentos redobraram devido à pandemia da covid-19, devido ao fechamento das escolas, o isolamento e a perda de familiares.
Também são oferecidos atendimentos no Caps Três Marias, direcionado para pessoas acima de 17 anos com transtornos mentais. Já o Caps AD é exclusivo para pessoas a partir de 17 anos, que sofrem com o uso de álcool e drogas.
“Corpo e mente são uma estrutura única. Muitas pessoas não conseguem manter o autocuidado e acabam adoecendo. Em casos assim, é fundamental buscar ajuda de um profissional médico e o município conta com uma ampla estrutura para amparar essas pessoas”, finaliza a psiquiatra.
Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Porto Velho ganha reforço de 102 novos profissionais na rede municipal de saúde
O fortalecimento da saúde de Porto Velho ganhou mais um avanço nesta quarta-feira (11), com a formalização da contratação de novos profissionais que p

Ação pelo Dia da Mulher soma mais de 700 atendimentos em Porto Velho
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último domingo (8), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sem

Vacinação contra influenza é ampliada para toda a população em Porto Velho
A vacina contra a influenza está disponível para toda a população de Porto Velho a partir desta segunda-feira, 2 de março, conforme as diretrizes do M

Mulheres recebem implante contraceptivo em mutirão da Prefeitura de Porto Velho
Neste sábado (28), Luana Wasczuk chegou cedo ao Centro de Especialidades Médicas Dr. Rafael Vaz e Silva. Ela soube pela imprensa da ação em Porto Vel
Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)