Sexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Anvisa quer reduzir quantidade de iodo no sal brasileiro



Paula Laboissière
Agência Brasil


Brasília – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou hoje (7) proposta para reduzir o teor de sódio no sal comercializado em todo o país. Atualmente, a quantia considerada própria para consumo humano varia entre 20 miligramas (mg) e 60 mg de iodo para cada quilo de sal. Por meio da consulta pública nº 35, a Anvisa propõe que o percentual fique entre 15 mg e 45 mg.

De acordo com a Anvisa, há indícios de que o consumo excessivo de iodo possa aumentar os casos de Tireoidite de Hashimoto, doença autoimune caracterizada pela inflamação da tireóide e provocada por um erro no sistema imunológico. Os principais sintomas incluem fadiga crônica, cansaço fácil e ganho de peso.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a quantidade de iodo para cada quilo se situe entre 20 mg e 40 mg nos países em que a população consume uma média de 10 gramas de sal por dia. Dados do Ministério da Saúde indicam que o brasileiro consome, diariamente, 9,6 gramas de sal, mas o consumo total pode chegar a 12 gramas quando levados em consideração alimentos processados e consumidos fora de casa.

A proposta da Anvisa pode ser consultada na íntegra no site www.anvisa.gov.br e as sugestões devem ser encaminhadas por meio de formulário disponível na página http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=6545 . O documento deve ser enviado para o e-mail [email protected] , para o fax (61) 3462-5315 ou para o seguinte endereço: Agência Nacional de Vigilância Sanitária/GGALI - SIA Trecho 5, Área Especial 57, Brasília- DF, CEP 71.205-050.

O processo de iodação do sal é uma medida adotada em todo o mundo com o objetivo de prevenir os chamados distúrbios por deficiência de iodo (DDI), que incluem retardo mental grave e irreversível e surdo-mudez em crianças, anomalias congênitas e bócio.

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho firma contrato com Hospital Santa Marcelina para realização de mais de 800 cirurgias eletivas

Prefeitura de Porto Velho firma contrato com Hospital Santa Marcelina para realização de mais de 800 cirurgias eletivas

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), firmou um contrato com o Hospital Santa Marcelina para realização de

Médico do Samu de Porto Velho ajuda a salvar vidas em missão no Rio Grande do Sul

Médico do Samu de Porto Velho ajuda a salvar vidas em missão no Rio Grande do Sul

O médico Marcos Berti Cavalcanti, que há 19 anos atua no Serviço Móvel de Urgência (Samu) da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho, integra a f

Palestra online promovida pela Emeron discutirá causas, sintomas, diagnóstico e tratamento da endometriose

Palestra online promovida pela Emeron discutirá causas, sintomas, diagnóstico e tratamento da endometriose

O Tribunal de Justiçad e Rondôpnia, por meio da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), realiza nesta sexta-feira, 10 de maio, das 12

Gente de Opinião Sexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)