Porto Velho (RO) sexta-feira, 10 de abril de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Saúde

CEM disponibiliza mais dois serviços médicos


O Centro de Especialidades Médicas de Porto Velho (CEM), inaugurado há mais de um ano, conta agora com novos serviços para atender a população. O centro passou a realizar pequenas cirurgias dermatológicas e também a espirometria, que é um exame do sistema respiratório.

Os procedimentos cirúrgicos são feitos por dermatologistas e tratam da retirada de pequenos sinais da pele que podem ser nocivos, podendo inclusive evoluir para câncer. Já o exame espirométrico é realizado por pneumologistas e permite aferir o volume de ar inspirado e expirado pelos pulmões, possibilitando a partir disso diagnosticar possíveis doenças.

A demanda para esses procedimentos agora pode ser atendida com facilidade, para o usuário ter acesso a esses serviços basta passar por consulta com clínico geral nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e por lá marcar a avaliação para o dermatologista no CEM caso o médico clínico julgue pertinente. A espera normalmente dura de uma a duas semanas e o paciente é comunicado por telefone para comparecer na data determinada.

Até o momento já foram realizadas mais de 30 intervenções cirúrgicas do tipo, além disso o CEM já conta com 11 especialidades, 47 médicos, estrutura completa com laboratório e centro de imagens de alta tecnologia para exames de raios x e mamografia. Segundo Delma Vieira, diretora do CEM, a média de atendimento é de 300 consultas ao dia, com maior demanda direcionada às áreas de neurologia, oftalmologia e cardiologia. “Os novos procedimentos chegam para melhorar ainda mais o atendimento e são uma importante conquista para a população através do empenho do secretário municipal de saúde Macário Barros. Nossa intenção é melhorar cada vez mais”, afirmou Delma.

Em breve está prevista também a implantação de endoscopia de alta complexidade, com o aparelhamento já adquirido, faltando somente a resolução de alguns trâmites administrativos para a aquisição efetiva. A meta é disponibilizar o serviço para a população já nos próximos meses.

Fonte: Collien Rodrigo
 

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Redução da mortalidade materno-neonatal: TCE e MPC lideram pacto que busca salvar vidas de mães e bebês em Porto Velho

Redução da mortalidade materno-neonatal: TCE e MPC lideram pacto que busca salvar vidas de mães e bebês em Porto Velho

Reduzir mortes evitáveis de gestantes e recém-nascidos e garantir um cuidado digno, seguro e oportuno às famílias de Porto Velho é um desafio urgente

Meu Exame ON já disponibilizou mais de 6 milhões de exames em Porto Velho

Meu Exame ON já disponibilizou mais de 6 milhões de exames em Porto Velho

Lançado em janeiro de 2025, o sistema tem como objetivo garantir mais agilidade, comodidade e segurança aos usuários, permitindo que os pacientes cons

Edital abre vagas para vivência no SUS em Porto Velho com participação do governo de Rondônia

Edital abre vagas para vivência no SUS em Porto Velho com participação do governo de Rondônia

O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), é parceiro na realização do Edital nº 01/2026, que abre inscrições para o

Operação Sorriso realiza cirurgias e transforma vidas de pacientes com fissuras labiopalatinas em Rondônia

Operação Sorriso realiza cirurgias e transforma vidas de pacientes com fissuras labiopalatinas em Rondônia

Com o objetivo de garantir assistência, acesso e qualidade de vida às pessoas com fissuras labiopalatinas em Rondônia, a Operação Sorriso, em parcer

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)