Sexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Coren: Curso de Qualificação dos Profissionais Enfermagem



Com o objetivo de elevar o padrão de qualidade e eficiência dos trabalhadores de enfermagem que atuam nos serviços públicos de saúde do Estado de Rondônia, o Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO) em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), inicia no dia 22 de julho a 2º Fase do Curso de Qualificação e Capacitação dos Profissionais de Enfermagem de Rondônia/ENFRO. Nessa 1º Etapa de realização do programa será oportunizado o curso de ATCN/ATLS- Suporte Avançando no Trauma, os cursos que serão oferecidos gratuitamente aos profissionais abrangerá nessa 1º Etapa a qualificação de 32 enfermeiros da rede pública de Porto Velho. A primeira turma recebe a formação nos dias 22 e 23 de julho e a segunda nos dias 24 e 25 de julho.

O curso compreende a urgência e a emergência voltada para o atendimento ao paciente traumatizado, fato muito comum nos serviços prestados nas policlínicas e Pronto Socorro da rede pública da capital e nos Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A ação tem como finalidade à melhoria do atendimento, à baixa e média complexidade.

Nos módulos os profissionais terão a imersão com 20 horas divididas em dois dias de atividades; possuindo aulas teóricas interativas e atividades práticas com manequins artificiais e humanos simulados. A realização dos cursos acontecerá na Escola Técnica e Profissionalizante Simone Araújo.

Para o coordenador do ENFRO, Jorge Filho, a realização de mais uma fase do programa demonstra a credibilidade do Coren-RO para com os profissionais de enfermagem do Estado, no que visa na contribuição e formação continuada desses profissionais.

“Esta é uma forma de valorização do profissional da saúde com resultados que vão além dos recursos humanos, pois a capacitação tem um custo benefício surpreendente para o sistema público de atendimento a saúde. O valor do investimento está agregado na melhoria do serviço e na auto-estima do profissional”. Argumentou o coordenador.

O presidente do Coren-RO, Diogo do Casal, afirma que o Conselho está cumprindo com os seus deveres perante a categoria, a exemplo disso está o investimento no fortalecimento da enfermagem rondoniense, através de cursos como estes que servem ainda para mostrar aonde são aplicadas as anuidades pagas pelos profissionais.

Fonte:
Juliana Santos

Gente de OpiniãoSexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho firma contrato com Hospital Santa Marcelina para realização de mais de 800 cirurgias eletivas

Prefeitura de Porto Velho firma contrato com Hospital Santa Marcelina para realização de mais de 800 cirurgias eletivas

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), firmou um contrato com o Hospital Santa Marcelina para realização de

Médico do Samu de Porto Velho ajuda a salvar vidas em missão no Rio Grande do Sul

Médico do Samu de Porto Velho ajuda a salvar vidas em missão no Rio Grande do Sul

O médico Marcos Berti Cavalcanti, que há 19 anos atua no Serviço Móvel de Urgência (Samu) da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho, integra a f

Palestra online promovida pela Emeron discutirá causas, sintomas, diagnóstico e tratamento da endometriose

Palestra online promovida pela Emeron discutirá causas, sintomas, diagnóstico e tratamento da endometriose

O Tribunal de Justiçad e Rondôpnia, por meio da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), realiza nesta sexta-feira, 10 de maio, das 12

Gente de Opinião Sexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)