Quinta-feira, 22 de setembro de 2016 - 16h48
Mais uma vez o estoque da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) encontra-se abaixo do ideal, e tem recebido poucos doadores nas ultimas semanas. A equipe técnica da fundação faz apelo para que a população compareça regularmente ao local para colaborar com o hemocentro.
“Precisamos lembrar que o sangue não é um bem comercializável, dependemos da doação do próximo para realizar uma transfusão sanguínea”, disse Maria Luíza, assistente social da Fhemeron.
O policial civil, Fernando Serra, cresceu acompanhando seu pai doar sangue no hemocentro, e há 13 anos vem seguindo o exemplo. “Meu pai atingiu a idade limite para doar, e eu resolvi continuar o gesto de ajudar o próximo”, contou Fernando.
A equipe da fundação ressaltou que empresas e instituições interessadas em fazer parceria com o hemocentro podem ligar no 0800 642 5744 ou no 3216-2234. A Fhemeron se disponibiliza a ir até o local solicitado para explicar a importância e o procedimento da doação. Além disso, oferece transporte e, dependendo da quantidade de doadores, pode até abrir em um horário diferenciado.
Para colaborar com o estoque de sangue, basta procurar o hemocentro de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 18h; e nos sábados das 8h às 12h, na avenida Jorge Texeira, 3766, em Porto Velho.
Os pré-requisitos são: estar saudável, ter dormido pelo menos 6h nas últimas 24h, evitar alimentos gordurosos nas 4h que antecedem a doação e bebidas alcoólicas nas 12h. Doadores de 18 a 69 anos devem pesar no mínimo 50 quilos e levar um documento de identificação com foto. Adolescentes de 16 e 17 anos também podem doar, desde que estejam acompanhados dos pais ou do responsável legal.
leia mais:
Fhemeron convida população para contribuir com o aumento do estoque de sangue em Porto Velho
Fonte
Texto: Êrica Blanc
Fotos: Êrica Blanc
Secom - Governo de Rondônia
Sábado, 14 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Porto Velho ganha reforço de 102 novos profissionais na rede municipal de saúde
O fortalecimento da saúde de Porto Velho ganhou mais um avanço nesta quarta-feira (11), com a formalização da contratação de novos profissionais que p

Ação pelo Dia da Mulher soma mais de 700 atendimentos em Porto Velho
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último domingo (8), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sem

Vacinação contra influenza é ampliada para toda a população em Porto Velho
A vacina contra a influenza está disponível para toda a população de Porto Velho a partir desta segunda-feira, 2 de março, conforme as diretrizes do M

Mulheres recebem implante contraceptivo em mutirão da Prefeitura de Porto Velho
Neste sábado (28), Luana Wasczuk chegou cedo ao Centro de Especialidades Médicas Dr. Rafael Vaz e Silva. Ela soube pela imprensa da ação em Porto Vel
Sábado, 14 de março de 2026 | Porto Velho (RO)