Quinta-feira, 23 de julho de 2009 - 15h53
A Agência de Vigilância Sanitária em Rondônia (Agevisa) divulgou na tarde desta quarta-feira (22), o primeiro caso de gripe suína registrado oficialmente no Estado. Desde os primeiros casos no Brasil, 08 suspeitas foram registradas em Rondônia e apenas uma confirmada. Todos os pacientes, inclusive o caso confirmado, foram curados e receberam alta médica. A propagação do vírus também não foi identificada. No momento não há nenhum caso suspeito nem paciente à espera de exames.
O paciente de 21 anos que veio do Japão, chegou a Rondônia apresentando os sintomas da gripe suína. Foi atendido pela rede básica e há cerca de 15 dias encaminhado ao Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron). O jovem viajou junto com o pai, que também apresentou sintomas de gripe, porém depois de exames foi constatado que ele não portava a doença.
Divulgação após confirmação com diagnóstico preciso
"No Cemetron foi feita todos os atendimentos indicados. A coleta de materiais foi feita e encaminhada para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, onde foram feitos os exames. O instituto é um dos três únicos laboratórios brasileiros habilitados para realização dos testes. O Adolfo Lutz é responsável pelos exames da região norte do País. Os resultados foram encaminhados através de e-mail para vigilância, as 13h12, da última quarta-feira (22). A divulgação aconteceu logo em seguida e foi feita após a confirmação laboratorial, com um diagnóstico preciso", explicou Marcos Ferreira, gerente de epidemiologia da Agevisa.
Uma médica do Cemetron, que teve contato com o paciente, também apresentou os sintomas da gripe, porém o caso não foi confirmado. Desde o início dos primeiros casos no Brasil foram registrados 08 casos suspeitos em Rondônia. Do total, apenas esse caso foi confirmado. Até então Rondônia era o único Estado que não havia apresentado casos da doença. Os outros 07 pacientes não estavam contaminados com o vírus. Todos os casos foram monitorados pela Agevisa.
Nenhum caso suspeito e nem pacientes a espera de exames
"Um ponto importante sobre os casos suspeitos e o confirmado é que todos foram curados e receberam alta médica. Mesmo o paciente que estava com a doença não mais propagou o vírus. Desde que ele foi atendido pela primeira vez no Cemetron, até a alta médica e confirmação, nenhum outro caso foi identificado. Nos últimos 15 dias nenhuma suspeita foi registrada. Nem mesmo de pessoas que tiveram contato com o paciente", destacou Zilda Barroso, coordenadora estadual da Influenza.
No momento não há nenhum caso suspeito e nem pacientes a espera de resultados de exames. A Agevisa mantém todos os dados sobre a doença e contato direto com o Grupo Técnico da Influenza (GT-I). O grupo registra os casos nacionalmente. Se necessário o Laboratório Central de Rondônia (Lacen) está preparado para realizar coleta de material para exame. A vigilância em saúde estadual também mantém um serviço de registros e informações 24 horas, que podem ser obtidas pelo telefone 9979-0892.
Fonte: DECOM
Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Porto Velho ganha reforço de 102 novos profissionais na rede municipal de saúde
O fortalecimento da saúde de Porto Velho ganhou mais um avanço nesta quarta-feira (11), com a formalização da contratação de novos profissionais que p

Ação pelo Dia da Mulher soma mais de 700 atendimentos em Porto Velho
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último domingo (8), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sem

Vacinação contra influenza é ampliada para toda a população em Porto Velho
A vacina contra a influenza está disponível para toda a população de Porto Velho a partir desta segunda-feira, 2 de março, conforme as diretrizes do M

Mulheres recebem implante contraceptivo em mutirão da Prefeitura de Porto Velho
Neste sábado (28), Luana Wasczuk chegou cedo ao Centro de Especialidades Médicas Dr. Rafael Vaz e Silva. Ela soube pela imprensa da ação em Porto Vel
Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)