Porto Velho (RO) sexta-feira, 13 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Saúde

Hospital de Base amplia atendimento com tomografia


“Estou muito contente com o atendimento no Hospital de Base. Tinha que fazer vários exames de sangue, errei o dia, me antecipei e mesmo assim fui bem atendido. Nem acreditei. A mudança no hospital para melhor é grande”. Foi o que disse Francisco José, de 63 anos, que mora na rua Cláudio Manoel, no bairro JKI, zona Leste de Porto Velho.

A opinião de Francisco José é compartilhada pela funcionária pública, Niedez Maria, 75 anos, que afirma ser visível a mudança na saúde pública de Rondônia. “Trabalho no HB desde sua fundação. Os anos se passavam e quase nada mudava, de dois anos pra cá, tudo está sendo diferente, o HB tem uma nova cara, atendimento humanizado, os servidores trabalham contentes. Estou feliz e sei que a saúde vai ficar ainda melhor”.

A saúde é um dos pontos principais da gestão Confúcio Moura, que vem trabalhando para promover melhorias significativas em todos os setores da saúde pública, com reflexo direto no atendimento à população. Com 560 leitos e um grande fluxo de pessoas vindas de todos os municípios de Rondônia, estados vizinhos e até da Bolívia, o Hospital de Base Ary Pinheiro é referência na região Norte, atendendo a uma média de 1.200 pessoas por dia, enquanto que por mês são realizadas cerca de mil cirurgias.

Para ampliar o número de atendimento, o secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, informou que como compensação da Santo Antônio Energia, um moderno aparelho de tomografia, no valor de R$ 1,2 milhão, está sendo instalado, até a próxima sexta-feira (23) para atender também às crianças internadas no Hospital Infantil Cosme e Damião.

"Neste governo não paramos. Trabalhamos dia e noite para atendermos à determinação do governador Confúcio Moura de prestar serviços de qualidade à população”, disse Williames Pimentel.

Conforme o diretor Nilson Paniagua, atualmente, cinco novas salas de cirurgias estão em fase de conclusão, enquanto os corredores estão ganhando novo visual, com mantas sendo aplicadas no piso e nas paredes laterais. “Serão colocados dois metros de mantas com cores claras para tirar aquele aspecto de hospital e garantir ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) maior conforto enquanto aguarda atendimento”, afirmou o diretor, explicando que os recursos da ordem de R$ 650 mil são de compensações da Usina de Santo Antônio.

Ainda segundo Paniagua, as enfermarias também vão passar por mudanças, com a construção de duas alas com 40 leitos femininos e mais 40 masculinos, na área onde funciona o almoxarifado, que será transferido para outro local.

Para o diretor do hospital, essa medida adotada pelo Governo da Cooperação é mais uma que garante comodidade aos pacientes que muitas vezes precisam se deslocar para outras clínicas para fazer o exame. “Nos próximos dias esse transtorno vai acabar", argumentou Nilson Paniagua.

Fonte: Decom

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho ganha reforço de 102 novos profissionais na rede municipal de saúde

Porto Velho ganha reforço de 102 novos profissionais na rede municipal de saúde

O fortalecimento da saúde de Porto Velho ganhou mais um avanço nesta quarta-feira (11), com a formalização da contratação de novos profissionais que p

Ação pelo Dia da Mulher soma mais de 700 atendimentos em Porto Velho

Ação pelo Dia da Mulher soma mais de 700 atendimentos em Porto Velho

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último domingo (8), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sem

Vacinação contra influenza é ampliada para toda a população em Porto Velho

Vacinação contra influenza é ampliada para toda a população em Porto Velho

A vacina contra a influenza está disponível para toda a população de Porto Velho a partir desta segunda-feira, 2 de março, conforme as diretrizes do M

Mulheres recebem implante contraceptivo em mutirão da Prefeitura de Porto Velho

Mulheres recebem implante contraceptivo em mutirão da Prefeitura de Porto Velho

Neste sábado (28), Luana Wasczuk chegou cedo ao Centro de Especialidades Médicas Dr. Rafael Vaz e Silva. Ela soube pela imprensa da ação em Porto Vel

Gente de Opinião Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)