Sexta-feira, 5 de junho de 2009 - 18h07
O Conselho Federal de Medicina encerrou nesta sexta-feira, 05-06, o II Fórum Nacional de Cooperativismo Médico. O evento, considerado um sucesso pelos participantes, foi coordenado pelo médico rondoniense, Hiran Gallo, conselheiro federal e diretor-tesoureiro do CFM, que destacou a realização do Fórum como uma excelente oportunidade para alavancar o cooperativismo médico e como forma de revigorar os parâmetros de ética médica e atendimento a população.
Durante dois dias (quinta e sexta-feira) representantes de entidades médicas e das Unimeds debateram em mesas-redondas e conferências novos paradigmas para o cooperativismo médico, cooperativismo médico no Sistema Único de Saúde (SUS) e reafirmaram os valores de solidariedade, democracia e ajuda mútua como conceitos que devem continuar permeando as relações entre cooperados.
Comandando a principal mesa de trabalho do Fórum ao lado do vice-presidente do CFM, médico Roberto DÁvila, o conselheiro Hiran Gallo demonstrou porque tem o respeito e o reconhecimento da classe médica de Rondônia. O nosso colega Hiran é uma pessoa bem articulada, trabalhador e correto em suas ações. Representa com grandeza a classe médica de Rondônia e do Brasil, confidenciou Roberto DÁvila, durante sua visita a Rondônia, em fevereiro desse ano.
Outro assunto que chamou a atenção no Fórum foi quanto à implantação da TISS, que alguns segmentos da medicina classificam como uma medida deplorável: a norma fere a garantia constitucional do direito à intimidade e à vida privada e o sigilo médico. Precisamos defender os interesses de nossos pacientes, entendem alguns desses segmentos.
O II Fórum Nacional de Cooperativismo Médico foi realizado em Brasília e é uma promoção do Conselho Federal de Medicina, da Federação Nacional dos Médicos e da Associação Médica Brasileira. Ao final do encontro as entidades médicas redigiram a Carta de Brasília, que terá ampla divulgação nos próximos dias.
Fonte: Cremero
Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Meu Exame ON já disponibilizou mais de 6 milhões de exames em Porto Velho
Lançado em janeiro de 2025, o sistema tem como objetivo garantir mais agilidade, comodidade e segurança aos usuários, permitindo que os pacientes cons

Edital abre vagas para vivência no SUS em Porto Velho com participação do governo de Rondônia
O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), é parceiro na realização do Edital nº 01/2026, que abre inscrições para o

Com o objetivo de garantir assistência, acesso e qualidade de vida às pessoas com fissuras labiopalatinas em Rondônia, a Operação Sorriso, em parcer

Grupo Care Plus amplia jornada de cuidado com programa que subsidia medicamentos para beneficiários
O grupo Care Plus, composto pela Care Plus Medicina (maior operadora premium de saúde no Brasil), Care Plus Clinic, Care Plus Odontologia, Care Plus
Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)