Porto Velho (RO) quinta-feira, 9 de abril de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Saúde

Metade da população adulta sofre problemas na tireóide; mulheres as mais atingidas



Curso no Cremero - Metade da população adulta sofre de problemas na tiróide. As mulheres são as maiores vítimas desses problemas, segundo informou o endocrinologista Jean Souza, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que palestrou sobre o assunto no último final de semana (sexta e sábado), a médicos e acadêmicos de medicina de todo o Estado, durante mais um módulo do Curso de Educação Médica Continuada – realizados pelo Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero).

A tireóide é uma glândula localizada na parte frontal do pescoço e produz os hormônios T3 (tiodotironina) e T4 (tiroxina) que atuam em todo o organismo humano, regulando o crescimento, digestão e o metabolismo.

“Quando a tireóide não está funcionando adequadamente pode liberar hormônios em excesso (hipertireoidismo) ou em quantidade insuficiente (hipotireoidismo). De maneira geral, quando a glândula está hiperfuncionante ocorre uma aceleração do metabolismo em todo organismo, podendo ocorrer agitação, diarréia, taquicardia, perda de peso etc, ao contrário, quando a glândula está hipofuncionante pode ocorrer cansaço, fala arrastada, intestino preso, ganho de peso, etc.”, explica Jean Souza.

Outro problema que acomete a glândula tireóide, se destacando como o mais comum, são os nódulos de tiróide que, dependendo da faixa etária, acomete de 20% a 50% da população adulta. “Então, se considerar pessoas de 50 anos, até metade dessas pessoas podem ter nódulos na tiróide”.

Entre o hipotireodismo e o hipertiroidismo, o primeiro é bastante freqüente, acometendo até 2% da população adulta, “que já é uma prevalência bem alta. E acomete principalmente as mulheres”. Apesar do mal que causa, o hipotireodismo, segundo Jean Souza, é uma doença de fácil diagnóstico, “basta a realização de um exame (TSH). O tratamento também é bastante fácil, basta a mulher repor o hormônio que está faltando no organismo”.

No caso do hipertiróidismo, que é o excesso de hormônio na tiróide, “felizmente não é tão comum, até porque ele é um pouco mais grave e mais complicado de se tratar”. O ideal, de acordo com o endocrinologista, é que a doença seja tratada precocemente. “O tratamento é eficaz e se a pessoa tratar precocemente vai ter uma boa resposta”.

Fatores e prevenções

Hoje em dia, como a Legislação Federal exige que se ponha iodo no sal, a quantidade de pessoas com nódulos de tiróide e com hipotiroidismo foi reduzida.

“Em termos de saúde pública, a medida principal realmente é o que já é feito pelo governo, que é a recomendação de se botar o iodo no sal e a pessoa procurar auxílio médico quando perceber algum sintoma dessa doença, que podem ser muito variados”.
 

Receptividade do tema

Sobre a receptividade dos médicos ao tema abordado no Curso de Educação Médica Continuada, Jean Souza, disse que os médicos de Rondônia participaram bastante e fizeram várias perguntas. “Esse é o principal objetivo desse curso, tirar dúvidas”.

Jean Souza parabenizou o Conselho Regional de Medicina de Rondônia pelo curso. Segundo ele, a iniciativa é importante porque concentra profissionais que atuam em regiões que com o grande número de pacientes. “Então há uma troca de experiência que é salutar à medicina. O CFM (Conselho Federal de Medicina) apóia os cursos de educação médica e os indica para médicos recém-formados e médicos mais antigos, até porque a medicina evolui sempre, então essa atualização é muito importante”, finalizou.

Fonte: Ascom/Cremero
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Meu Exame ON já disponibilizou mais de 6 milhões de exames em Porto Velho

Meu Exame ON já disponibilizou mais de 6 milhões de exames em Porto Velho

Lançado em janeiro de 2025, o sistema tem como objetivo garantir mais agilidade, comodidade e segurança aos usuários, permitindo que os pacientes cons

Edital abre vagas para vivência no SUS em Porto Velho com participação do governo de Rondônia

Edital abre vagas para vivência no SUS em Porto Velho com participação do governo de Rondônia

O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), é parceiro na realização do Edital nº 01/2026, que abre inscrições para o

Operação Sorriso realiza cirurgias e transforma vidas de pacientes com fissuras labiopalatinas em Rondônia

Operação Sorriso realiza cirurgias e transforma vidas de pacientes com fissuras labiopalatinas em Rondônia

Com o objetivo de garantir assistência, acesso e qualidade de vida às pessoas com fissuras labiopalatinas em Rondônia, a Operação Sorriso, em parcer

Grupo Care Plus amplia jornada de cuidado com programa que subsidia medicamentos para beneficiários

Grupo Care Plus amplia jornada de cuidado com programa que subsidia medicamentos para beneficiários

O grupo Care Plus, composto pela Care Plus Medicina (maior operadora premium de saúde no Brasil), Care Plus Clinic, Care Plus Odontologia, Care Plus

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)