Sexta-feira, 23 de outubro de 2015 - 05h11
No inicio da semana, os funcionários da Fundação de Hematologia e Hemoterapia (Fhemeron) depararam-se com uma queda de 30% no banco de sangue. Do tipo O- (negativo), considerado raro, só restavam duas bolsas. A queda foi ocasionada, segundo dados da fundação, pelo aumento de cirurgias e acidentes de trânsito no fim de semana. A saída foi intensificar as campanhas em busca de doadores.
Durante toda a manhã militares doaram sangue
A Fhemeron, juntamente com a Pastoral da Saúde, espalhou mensagens de celular convidado à população para doar sangue. Ao saber do apelo, o Major Mário Ivo reuniu 60 militares da Companhia de Comando da 17ª Brigada de Infantaria e Selva, na manhã desta quinta-feira (22), para doar sangue. “Nós organizamos para que numa manhã todos os militares pudessem vir doar. Ao todo vieram 60 homens”, explica o Tenente Mota, oficial de comunicação social.
Em cerca de quatro horas de atendimento, mais de 100 doadores foram atendidos, entre militares e a comunidade em geral. Para a fundação manter abastecidos os hospitais, maternidades, unidades de terapia intensiva, além de atender as emergências, Porto Velho precisa pelo menos manter essa média diariamente.
O 2º sargento Almir Rogério explicou que a importância dessa atitude está em fazer o bem sem olhar a quem. “Para mim é uma questão de solidariedade, é ajudar quem precisa. Nosso sangue vai para pessoas que estão precisando e que a gente nem sabe quem é”. O sargento doou sangue pela quarta vez nesta quinta e diz que tenta repetir o gesto sempre que pode.
A principal recomendação para quem quer ser um doador é estar saudável. Além de ter idade entre 18 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, e levar um documento de identificação com foto. Menores de 18 anos também podem doar, mas devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Apesar de não ser necessário estar em jejum, alimentos gordurosos devem ser evitados nas 4h que antecedem a doação, e as bebidas alcoólicas nas 12h.
“Para doar sangue é simples, se você tem vontade de ajudar seu próximo você já tem meio caminho andado”, declara Maria Luiza Pereira da Silva, assistente social responsável pela captação de doadores.
A fundação funciona de segunda à sexta-feira, das 7h15 às 18h. E nos sábados das 8h às 12h.
Fonte
Texto: Êrica Blanc
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia
Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Porto Velho ganha reforço de 102 novos profissionais na rede municipal de saúde
O fortalecimento da saúde de Porto Velho ganhou mais um avanço nesta quarta-feira (11), com a formalização da contratação de novos profissionais que p

Ação pelo Dia da Mulher soma mais de 700 atendimentos em Porto Velho
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último domingo (8), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sem

Vacinação contra influenza é ampliada para toda a população em Porto Velho
A vacina contra a influenza está disponível para toda a população de Porto Velho a partir desta segunda-feira, 2 de março, conforme as diretrizes do M

Mulheres recebem implante contraceptivo em mutirão da Prefeitura de Porto Velho
Neste sábado (28), Luana Wasczuk chegou cedo ao Centro de Especialidades Médicas Dr. Rafael Vaz e Silva. Ela soube pela imprensa da ação em Porto Vel
Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)