Porto Velho (RO) quinta-feira, 9 de abril de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Saúde

Porto Velho tem vacina suficiente


Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, Porto Velho está abastecida com vacinas suficientes contra a febre amarela. A informação foi dada nesta sexta-feira (11) pela diretora do Departamento de Epidemiologia, Régia Pacheco, e pela diretora substituta da Divisão de Imunizações do órgão, Elisa Ferraz.

“As pessoas estão em alerta com os casos acontecidos no Centro-Oeste do Brasil. É normal, mas não corremos o risco de uma epidemia em nossa cidade. Com certeza, é importante que as pessoas se previnam contra a doença. Não há condições de armazenarmos mil, duas mil doses em cada unidade de saúde do município. Afinal, também existem as vacinas para o sarampo, tétano, hepatite que também devem estar ao alcance de todos”, aponta Régia Pacheco.

“Recebemos nove mil doses da Coordenadora Estadual de Imunização nesta quinta-feira (10). Todas já estão disponíveis nas unidades de saúde do município, zona rural e distritos como Nova Califórnia, Extrema, Calama, Nazaré e São Carlos. E já está prevista a chegada de mais vacinas do Ministério da Saúde em breve”, afirma Elisa Ferraz, sobre a possível falta de vacinas noticiada por alguns jornais da capital.

“É visível o aumento da demanda, mas a Prefeitura de Porto Velho e a Semusa estão procurando fazer o melhor para atender a população. Nossas equipes estão na rua, transportando as vacinas e aplicando as doses, e, tentando oferecer um atendimento mais ágil à população. As filas existem por esse crescimento inesperado”, diz Elisa.

Prevenção

A prevenção ainda é a melhor alternativa contra a febre amarela, segundo a diretora do Departamento de Epidemiologia da Semusa. “Rondônia está em área de risco da febre amarela pela existência da Floresta Amazônica. Aqui existem os macacos e mosquitos responsáveis pela transmissão da doença. O ciclo desta enfermidade existe desde quando Jesus Cristo nasceu. Por isso é importante, que todos sejam imunizados”, endossa Régia Pacheco.

“Mas é bom lembrar que a febre amarela tem cura. As pessoas devem procurar os hospitais ou postos de saúde a tempo. Não adianta automedicação ou tratamento com chás em casa quando há sintomas anormais. A febre amarela tem jeito quando é diagnosticada a tempo”, alerta a diretora.

Fonte: Ascom -  Felipe Corona

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Meu Exame ON já disponibilizou mais de 6 milhões de exames em Porto Velho

Meu Exame ON já disponibilizou mais de 6 milhões de exames em Porto Velho

Lançado em janeiro de 2025, o sistema tem como objetivo garantir mais agilidade, comodidade e segurança aos usuários, permitindo que os pacientes cons

Edital abre vagas para vivência no SUS em Porto Velho com participação do governo de Rondônia

Edital abre vagas para vivência no SUS em Porto Velho com participação do governo de Rondônia

O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), é parceiro na realização do Edital nº 01/2026, que abre inscrições para o

Operação Sorriso realiza cirurgias e transforma vidas de pacientes com fissuras labiopalatinas em Rondônia

Operação Sorriso realiza cirurgias e transforma vidas de pacientes com fissuras labiopalatinas em Rondônia

Com o objetivo de garantir assistência, acesso e qualidade de vida às pessoas com fissuras labiopalatinas em Rondônia, a Operação Sorriso, em parcer

Grupo Care Plus amplia jornada de cuidado com programa que subsidia medicamentos para beneficiários

Grupo Care Plus amplia jornada de cuidado com programa que subsidia medicamentos para beneficiários

O grupo Care Plus, composto pela Care Plus Medicina (maior operadora premium de saúde no Brasil), Care Plus Clinic, Care Plus Odontologia, Care Plus

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)